Página inicial > Notícias > Ifes prepara proposta para constituição de polo de inovação no Espírito Santo

Ifes prepara proposta para constituição de polo de inovação no Espírito Santo

Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2014, 20h40 | Última atualização em Segunda, 06 de Outubro de 2014, 20h40

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está construindo proposta para o credenciamento de polo de inovação junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A iniciativa atende à chamada pública da entidade para investir recursos financeiros na implantação de Polos Embrapii IF, que envolvam os Institutos Federais, entidades parceiras e empresas do ramo industrial. De acordo com o arranjo proposto pelo edital, o polo de inovação cumpre o papel de desenvolver projetos de pesquisa aplicada e de formação de recursos humanos que atendam demandas tecnológicas da Indústria local.

O processo de seleção pela Empbrapii começou na última quarta-feira (1º) e o prazo para envio da Carta de Manifestação de Interesse é o próximo dia 24 de outubro. A proposta completa de credenciamento, que conterá um plano de ação detalhado, deverá ser enviada à Embrapii até o dia 24 de novembro de 2014. O resultado final será divulgado no dia 17 de março de 2015. Em princípio, serão selecionados cinco Institutos Federais em todo o Brasil.

A proposta do Ifes é construída em cooperação com empresas do setor industrial capixaba, especificamente aquelas associadas ao Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC). A proposta está integrada ao portfólio de projetos estruturantes do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G), que é coordenado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, a Petrobras e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A proposta conta com apoio das entidades que formam a rede do Fórum, tendo no grupo de trabalho, além do Ifes, a Ufes, o Senai-ES, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e o ES em Ação, que tem secretaria executiva no Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies).

O volume de recursos financeiros que poderão ser disponibilizados depende da proposta que será apresentada pelo Ifes. Existem duas modalidades de financiamento: Polo Embrapii, em que os recursos financeiros devem ser solicitados com base num plano de ação que contemple um horizonte de 6 anos, sem que exista limite pré-definido de financiamento a ser aportado pela Embrapii; e Polo Embrapii em Estruturação, em que o horizonte de operação do plano de ação é de 3 anos, com limite máximo de financiamento de R$ 3 milhões por parte da entidade. Nos dois casos, a proposta deve prever contrapartidas, tanto do Instituto proponente, quanto das empresas que apresentarão demandas a serem solucionadas por meio das pesquisas.

O Grupo de Trabalho Institucional responsável pela elaboração da proposta do Ifes é constituído pelo assessor para Implantação de Polos Tecnológicos, Tadeu Pissinati Sant'Anna; pela pró-reitora de Ensino, Araceli Verônica Flores Nardy Ribeiro; pelo pró-reitor de Extensão, Renato Tannure Rotta de Almeida; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Márcio Almeida Có; pelo diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires; pelo diretor de Pós-graduação do Ifes, Rony Cláudio de Oliveira Freitas; pelo diretor de Ensino Superior, Randall Guedes Teixeira; pelo diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Clayton Peronico de Almeida; pelo diretor de Extensão Tecnológica, Francisco José Casarim Rapchan; e pelo coordenador geral da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Christian Mariani Lucas dos Santos.

Embrapii

A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi formalmente constituída em maio de 2013 e qualificada como Organização Social pelo Poder Público Federal em setembro de 2013. A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovacão – MCTI ocorreu em 2 de dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

O credenciamento junto à Embrapii tem o objetivo de incentivar o reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais para fortalecimento da capacidade de inovação no país. A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.