Página inicial > Notícias > Ifes oferta 894 vagas para cursos de graduação

Ifes oferta 894 vagas para cursos de graduação

Publicado: Quarta, 02 de Janeiro de 2013, 11h52 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h33

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes vai ofertar 894 vagas em cursos de graduação para o 1º semestre letivo de 2013. As vagas são para 19 cursos de graduação presenciais dos campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Itapina, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Neste processo seletivo, será lançado um novo curso, o bacharelado em Engenharia de Aquicultura, ofertado pelo campus de Alegre, com 40 vagas. Confira o edital.

A seleção será realizada exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada – SiSU, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente ao ano de 2012. As inscrições vão de 7 a 11 de janeiro de 2013 no site: sisu.mec.gov.br.

Metade das vagas são de ação afirmativa, destinadas para alunos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Do total de vagas de ação afirmativa, metade serão para alunos com renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo, sendo a quantidade de vagas dividida de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Desta forma, haverá reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos e índios; e reserva de vagas para candidatos de outras etnias. Os outros 50% das vagas de ação afirmativa serão para alunos com renda per capita maior a 1,5 salário mínimo, sendo a quantidade de vagas dividida de acordo com o IBGE. Os candidatos que concorrerem a essa reserva de vagas não precisam comprovar a renda. Desta forma, haverá reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos e índios; e reserva de vagas para candidatos de outras etnias.

Somente poderão concorrer a esta reserva de vagas, os candidatos que tiverem se inscrito e tiveram a inscrição deferida no Edital 4/2013 do Ifes. Este Edital foi publicado no Diário Oficial da União – DOU no dia 11 de novembro de 2012.

O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último; de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência.

A primeira chamada de selecionados está prevista para 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula em 18, 21 e 22 do mesmo mês. A segunda chamada será divulgada em 28 de janeiro, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível. A Lista de Espera será divulgada no dia 15 de fevereiro.

Confira os cursos oferecidos:

Cursos Superiores de Tecnologia
Tecnologia em Cafeicultura