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Ifes avança na implantação do Teletrabalho

Publicado: Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 08h33 | Última atualização em Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 13h52

Resolução foi aprovada pelo Conselho Superior e a expectativa é que o primeiro edital esteja disponível no primeiro semestre de 2022.

O Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes lança hoje, dia 17 de fevereiro, uma campanha para que os servidores atualizem seus dados no SIGRH, cumprindo mais uma etapa da implementação do Programa de Gestão do Ifes, ferramenta que permitirá aos servidores habilitados a execução de suas atividades de forma remota.

A atualização dos dados no sistema do Ifes é importante para a alimentação adequada de dados de outro sistema, o Sistema do Programa de Gestão e Desempenho do Governo Federal (PGD - versão Susep), que será utilizado pelo Instituto para medir o desempenho dos servidores que estiverem trabalhando na modalidade de Teletrabalho.

A implementação do Teletrabalho do Ifes foi aprovada pela Resolução nº 60, de 25 de outubro de 2021, do Conselho Superior do Ifes. A iniciativa atende a uma demanda identificada pela gestão da instituição, proposta a partir de seus processos democráticos. Segundo o reitor do Ifes, Jadir Pela, o teletrabalho tem o também o papel de preparar a instituição para os desafios contemporâneos. “É uma solução que está em consonância com os avanços tecnológicos e com o perfil de instituições inovadoras de todo o mundo”, explica.

Funcionamento e implantação

Segundo Dennis Cazeli, membro da Comissão de Estudo de Viabilidade de Implantação do Teletrabalho no âmbito do Ifes, a expectativa é a de que os primeiros editais sejam lançados ainda no primeiro semestre deste ano. “Com a aprovação da resolução, estamos na fase de implementação da governança do Programa, que passa pela indicação das comissões locais nos campi”, explica.

As comissões locais de implementação e acompanhamento serão responsáveis pela alimentação do sistema e avaliação das solicitações dos servidores, nos campi. Elas também vão formular, para cada campus, um Programa de Gestão de Desempenho próprio, no qual os servidores poderão cadastrar os planos de trabalho. A validação do plano de trabalho e o acompanhamento de sua execução ficará sempre a cargo da chefia imediata de cada servidor.

Após visitas técnicas a órgãos públicos que já adotam e um estudo de adequação da realidade do Ifes, a comissão apontou o sistema Programa de Gestão desenvolvido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), disponibilizado pelo Ministério da Economia, para ser usado pelo Ifes.

Outras etapas também estão previstas, como o treinamento dos diferentes perfis de usuários do sistema, das chefias e dos servidores, além da implementação de um teste prático (piloto) em setor da Reitoria que ainda está em definição.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ifes

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