Página inicial > Notícias > Ifes assina convênio para plantio de mudas de árvores nativas nos campi

Ifes assina convênio para plantio de mudas de árvores nativas nos campi

Publicado: Segunda, 30 de Abril de 2012, 13h03 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 10h46

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes assinou convênio para plantio de mudas nos campi da instituição, nesta quinta-feira (26), durante a 5ª edição do Fórum Capixaba de Energia. O convênio foi assinado pelo Ifes, pela Agência de Serviços Públicos do Estado do Espírito Santo – Aspe, pela Fibria e pela Universidade do Espírito Santo – Ufes.

O documento prevê a doação de mais de mil mudas de árvores nativas pela Fibria para plantio nos campi do Ifes e da Ufes, simbolizando a compensação das emissões de carbono geradas durante o Fórum. O Diretor Executivo da Reitoria do Ifes, Ademar Comassetto, assinou o convênio como representante do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes.

Durante o evento, foram doadas 400 mudas aos participantes, além de cem mudas doadas ao Instituto e outras cem já doadas à Ufes. O Fórum, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e pela Aspe, contou com autoridades do setor de energia de todo o país e teve como tema “Eficiência e Conservação de Energia: Caminho para a Sustentabilidade”. O evento foi realizado no Hotel Radisson, em Vitória.

O objetivo do Fórum é incentivar a avaliação de opções para fortalecimento da matriz energética brasileira, de forma mais eficiente e sustentável. Serão debatidas as expectativas, experiências e oportunidades proporcionadas pelo uso consciente de energia e sua contribuição para um modelo de desenvolvimento econômico socialmente justo e ambientalmente sustentável.

A programação do evento contou com painéis, palestras, mesas-redondas e visitas técnicas na ArcelorMittal Tubarão e no Programa de Eficiência Energética do Governo do Estado e EDP, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O debate sobre o tema acontecerá num momento especialmente oportuno: 2012 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas - ONU como “Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos”. A decisão decorreu das estatísticas apuradas em 2011 mostrando, entre outros cenários, que atualmente um quinto da população mundial não tem acesso à energia elétrica e outras 3 bilhões de pessoas ainda dependem de fontes energéticas como carvão, lenha e outros tipo de biomassa tradicionais.