Página inicial > Notícias > Ifes apresenta proposta de polo de inovação para representantes de empresas capixabas

Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2013, 12h21 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 15h20

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participou de reunião, nesta terça-feira (30), no plenário da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – Findes. A motivação da reunião foi apresentar a representantes de empresas e organizações do Terceiro Setor a proposta de implantação de polo de inovação no Ifes.

Participaram do evento o reitor Denio Rebello Arantes; o pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati; o diretor de Pesquisa do Instituto, Roquemar Baldan; e o diretor-geral do campus Serra, José Geraldo Orlandi, além do presidente da Findes, Marcos Guerra; e do gerente de inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho – Sectti, Lucio Spelta.

O pró-reitor de Extensão do Ifes apresentou aos participantes a proposta elaborada a partir de reuniões anteriores realizadas nos dias 15 e 22 de abril. A criação dos polos de inovação faz parte do Programa Inova Empresa, que prevê a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii e de 40 polos de inovação, uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e da Educação – MEC.

Os polos visam à inovação tecnológica na indústria por meio da pesquisa aplicada. A partir do investimento de empresas parceiras, a proposta incentiva o desenvolvimento dos processos e produtos industriais no país. Os polos de inovação serão vinculados aos institutos federais, que sediarão os polos, e serão criados em função de demandas de empresas ou grupos de empresas por inovações tecnológicas. Essas empresas entram como parceiras no financiamento.

No Espírito Santo, o polo de inovação a ser implantado atenderá demandas da cadeia de fornecedores de indústria de petróleo, gás natural e naval. “O polo nessa área deverá atender à demanda por competências e tecnologias apropriadas na cadeia de fornecedores da indústria de petróleo, gás natural e naval, com apoio do Governo do Estado e do Ifes”, destacou o pró-reitor. O eixo escolhido está relacionado a uma série de motivações listadas na proposta, como o crescimento da participação capixaba na produção nacional de petróleo e gás.

Pissinati explicou o processo de encomenda de um polo de inovação. No caso do Instituto, a indústria capixaba, representada pela Findes, indicou o eixo tecnológico de petróleo e gás e o consórcio de empresas parceiras vai definir os centros de competência. A elaboração da proposta é de responsabilidade do Ifes, que realizará a apresentação ao Ministério da Educação, em agenda na terça-feira (7), em comitiva liderada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

“A propriedade intelectual é fundamentalmente das empresas. Estamos aqui para apoiar inovação nas empresas e fortalecer o desenvolvimento regional”, ressaltou o pró-reitor de Extensão do Ifes. Pissinati apresentou demandas de vários setores empresariais que poderiam ser relacionadas ao polo de inovação.

O reitor do Ifes explicou a vinculação dos institutos federais aos polos de inovação. “O polo de inovação é uma ideia do MEC dentro do Programa Inova Empresa. E é um momento especial para que os institutos possam participar diretamente desse processo de produção de tecnologia e inovação. Há esse potencial nos institutos e ele precisa ser trabalhado. Nesse momento, vem a ideia dos polos de inovação”, disse. Ele também reforçou a importância da implantação de um polo de inovação no Espírito Santo. “Essa é uma oportunidade de ouro para o estado”.

A reunião teve espaço ainda para intervenções dos participantes, que puderam demonstrar seu interesse e sugerir melhorias na proposta.

reuniao polos inovacao

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria