Página inicial > Notícias > Ifes apresenta projetos em estande na GranExpoNorte

Ifes apresenta projetos em estande na GranExpoNorte

Publicado: Terça, 01 de Abril de 2014, 12h11 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 14h42

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes marcará presença na GranExpoNorte 2014, que será realizada em Linhares, da próxima quarta-feira (2) até o sábado (5). O estande do Ifes terá 60 metros quadrados e abrigará oito projetos desenvolvidos nos campi Linhares, Itapina e Santa Teresa, por servidores e alunos.

De Linhares, serão apresentados os projetos do Cineclube Aviso e “Inclusão digital de discentes em vulnerabilidade social dos cursos técnicos do Ifes – campus Linhares”. O primeiro tem a proposta de ser um ponto de encontro e reflexão para os jovens do bairro Aviso. Os filmes serão exibidos no miniauditório do Campus Linhares, sob a coordenação de uma equipe da instituição.

Já o projeto de inclusão digital está sendo desenvolvido, desde agosto de 2012, com o objetivo de reciclar os computadores e doá-los a estudantes do campus. São reaproveitados componentes e partes que seriam descartados, contribuindo também com o meio ambiente e auxiliando no aprendizado dos alunos.

O Campus Itapina levará cinco iniciativas para a GranExpoNorte. Uma delas é o projeto Apisfrut, que visa incentivar a apicultura e a fruticultura, promovendo a inclusão produtiva e o desenvolvimento social. Sua meta é capacitar cerca de 700 famílias em situação de extrema pobreza para a produção de mel e para a fruticultura com potencial apícola.

O cultivo hidropônico, aliando produção com tecnologia, é outra atividade que será apresentada, com o objetivo de mostrar que essa é uma alternativa de boa rentabilidade ao produtor rural, principalmente o da agricultura familiar.

O trabalho Vermicultura tem a proposta de chamar atenção do produtor para a possibilidade de produzir húmus, adubo orgânico, em sua propriedade. O húmus é um adubo orgânico de boa qualidade e de baixo custo, que utiliza subprodutos do meio rural. Já o projeto de piscicultura vai apresentar detalhes sobre a criação de peixes de forma sustentável.

A equipe do Campus Itapina vai montar ainda no estande do Ifes o Jardim Sensorial, que tem a função de ativar a percepção das pessoas e promover o contato com a natureza. O visitante é conduzido pelo jardim, vendado, e vai identificando as plantas pelo tato, olfato e paladar, além de desenvolver o equilibro e a propriocepção com a variação do piso de caminhada.

Também estará presente no estande do Ifes a Agrifes Jr., empresa júnior de Agronomia do Campus Santa Teresa, que presta serviços para produtores rurais. Entre as atividades desenvolvidas estão análise química e física do solo; demarcação de áreas (GPS) e planejamento da propriedade rural; e acompanhamento técnico de culturas agropecuárias.

Acesse o site da GranExpoNorte.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria