Página inicial > Notícias > ForGrad reúne pró-reitores de instituições do Sudeste no Campus Serra

ForGrad reúne pró-reitores de instituições do Sudeste no Campus Serra

Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2015, 12h20 | Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2015, 12h20

Pró-reitores de Graduação e de Ensino, diretores-gerais, pedagogos e docentes de 29 instituições de ensino superior da Região Sudeste estão reunidos no Campus Serra para o 28º Encontro Regional Sudeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad). A abertura do evento aconteceu na noite desta quarta-feira (24), no auditório do campus, e contou com apresentação do coral Camerata Ifes e palestra sobre a temática do evento: “Plano Nacional de Educação: Desafios e Perspectivas”.

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação tem por objetivos elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional, e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

A pró-reitora de Ensino do Ifes, Araceli Ribeiro, é a coordenadora da Regional Sudeste do ForGrad. Ela destacou que trazer o evento para o Espírito Santo foi uma forma de proporcionar uma maior participação dos servidores locais no debate. “Estou muito satisfeita, tivemos um número bastante expressivo de servidores do Ifes inscritos”, comemorou.

Em sua fala, na mesa de abertura, a pró-reitora apresentou a estrutura multicampi do Ifes e destacou que a discussão será mais rica com a participação de representantes dos diversos campi. “Organizar um evento dá trabalho, mas vale a pena o esforço para ter todo mundo aqui”, apontou. Ela ainda fez agradecimentos a toda a equipe do Instituto.

O reitor do Ifes, Denio Rebelo Arantes, lembrou que o momento do País é difícil, mas destacou que não se pode perder de vista a luta para recuperar as décadas perdidas em termos de educação no Brasil. Ele ainda apontou que a criação dos institutos federais é recente, uma inovação, por isso, é de grande importância a contribuição de todos. “O Instituto é um modelo muito novo. Precisa receber muitas colaborações para que tenha sucesso. Por isso, a gente precisa de contribuição de todos vocês que pensam educação.”

Além de Denio e Araceli, compuseram a mesa de honra o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte; o diretor-geral do Campus Serra, José Geraldo Orlandi; o vice-coordenador da Regional Sudeste do ForGrad e decano da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Cleverson Pereira de Almeida; e o presidente do ForGrad nacional e professor da Universidade de Brasília (UnB), Mauro Luiz Rabelo.

Mauro afirmou, em seu discurso inicial, que este é o momento de juntar forças e ainda reforçou a importância da Carta da Serra – documento que será construído ao final do encontro – como um instrumento para posicionar as instituições de ensino perante o governo federal.

Entre os principais temas debatidos dentro do ForGrad Sudeste, estão a reforma do ensino médio e seu impacto nas licenciaturas; os prazos para a implantação do Plano Nacional de Educação; o corte de recursos para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid); e a inserção das atividades de Extensão nos currículos.

O presidente do ForGrad nacional fez também a palestra de abertura, em que apresentou dados e fez um panorama do ensino superior no Brasil, com a proposta de contextualizar as discussões do fórum. Antes, porém, os presentes puderam ouvir uma apresentação do coral Camerata Cefetes, que cantou trechos de óperas e canções folclóricas, ganhando aplausos de pé da plateia.

Nesta quinta-feira (25), a programação do ForGrad seguiu com apresentações culturais, mesas-redondas, palestras e relatos de experiências. O encerramento está previsto para o horário do almoço desta sexta (26).

Estão participando do encontro representantes de instituições como Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Instituto Federal do Sudeste de Minas; Colégio Pedro II; Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Universidade Vila Velha (UVV); Centro Universitário São Camilo, entre outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria