Página inicial > Notícias > Estudante de Engenharia do Campus Serra é selecionado como aluno do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME)

Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 09h40 | Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 09h01

Douglas de Oliveira Alkimim cursará o mestrado em Matemática na Ufes em conjunto com a graduação no Ifes.

O estudante do terceiro período do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Serra, Douglas de Oliveira Alkimim, foi selecionado como bolsista do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), que é coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Rio de Janeiro.

Por meio deste programa, Douglas será orientado durante doze meses (período que pode ser expandido para vinte e quatro meses) em uma iniciação científica com foco em temas avançados de Matemática. Durante esse período, Douglas será preparado para o mestrado em Matemática que ele cursará na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de modo concomitante à sua graduação.

Douglas é egresso do curso técnico de Automação integrado ao ensino médio e desde que entrou no Ifes tem atuado em competições olimpíadas na área de Matemática e  participado de turmas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC) da OBMEP e do Programa de Estudos Avançados em Matemática (PEAM) do Campus Serra.

O Projeto de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) é um programa coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) ofertado por diversas universidades públicas brasileiras. O seu objetivo é oferecer aos estudantes universitários que foram medalhistas em alguma edição das Olimpíadas de Matemática (OBMEP ou OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática concomitantemente à sua graduação.

Douglas será orientado pelo professor do Campus, Fidelis Zanetti de Castro, em temáticas que envolvem Análise Real, Topologia e Álgebra Linear Computacional. Após o término da orientação, ele será admitido como aluno regular do mestrado em Matemática na Ufes e concluirá o mestrado e a graduação conjuntamente.

tutoria 1

Douglas de Oliveira Alkimim