Página inicial > Notícias > Eleição para novos membros do Conselho Superior do Ifes acontece em abril

Eleição para novos membros do Conselho Superior do Ifes acontece em abril

Publicado: Quarta, 12 de Março de 2014, 11h50 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2017, 11h43

Serão eleitos no mês de abril os novos membros do Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes. O Conselho é o órgão máximo da instituição. A ele compete aprovar as diretrizes para atuação do Ifes e zelar pela execução da política educacional; definir o processo de escolha para provimento dos cargos de reitor e diretores-gerais; aprovar os planos de desenvolvimento institucional e orçamento; entre outas atribuições.

Haverá votação para representantes dos estudantes, dos docentes e dos servidores técnico-administrativos da instituição. Na primeira fase do processo eleitoral – que é a de formação dos Colégios Eleitorais –, poderão se inscrever, no formato de chapas, representantes de cada um desses segmentos de vários dos campi do Ifes, nos dias 31 de março e 1º de abril. As chapas devem incluir um titular e um suplente.

A homologação das inscrições e divulgação dos candidatos em cada campus participante serão feitas no dia 2 de abril. A votação e a apuração estão marcadas para 4 de abril. Alunos votam nas chapas do corpo discente, professores nas do corpo docente e técnicos administrativos nas chapas do corpo de técnicos administrativos do Instituto.

O número de chapas que podem ser escolhidas por cada votante varia de acordo com o campus, pois está ligada ao número de estudantes que o local possui. Para cada mil alunos do campus ou fração, pode ser escolhida uma chapa por segmento. Por exemplo, um local que tenha 1.500 alunos elegerá duas chapas de discentes, duas de docentes e duas de técnicos administrativos.

Para a Reitoria do Instituto, ficou definido que será eleita uma chapa de servidores técnico-administrativos. As regras do processo eleitoral foram definidas na Resolução do Conselho Superior nº 02/2014.

Poderão votar todos os servidores do quadro ativo e permanente do Ifes; além de todos os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais técnicos, de graduação e de pós-graduação. Os alunos da modalidade Ensino a Distância poderão votar no campus ao qual estiverem vinculados.

Haverá urnas em todos os campi e Reitoria, e o processo será conduzido por comissões eleitorais locais.

Colégios
Os membros das chapas eleitas nos campi e Reitoria formarão Colégios Eleitorais de cada segmento: discente, docente e técnico-administrativo. Assim se procederá à fase final do processo eleitoral, em que cada Colégio elegerá os cinco titulares e cinco suplentes que serão efetivamente membros do Conselho Superior, com mandato de dois anos.

Os Colégios de docentes e técnicos administrativos permanecem válidos por quatro anos, já o de discentes fica válido por dois. É por esse motivo que não serão renovados todos os membros ao mesmo tempo, neste processo, já que alguns dos campi do Instituto ainda têm membros em Colégios válidos.

Confira aqui a lista com a quantidade de representantes que serão eleitos neste processo.

Veja o cronograma do processo eleitoral

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria