Página inicial > Notícias > Divulgada a programação do 1º Encontro Regional Neabi do Campus Serra

Divulgada a programação do 1º Encontro Regional Neabi do Campus Serra

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 10h55 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 12h02

O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro no auditório e no canal do YouTube do Campus Serra.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Serra divulgou a programação do evento que acontece na próxima semana, nos dias 29 e 30 de novembro, em alusão ao mês da consciência negra.

Para participar do evento é necessário realizar a inscrição até o dia 29 de novembro através do link: https://bit.ly/3oz6YgC.

Confira abaixo a programação do evento:

Segunda-feira - 29/11/2021

Roda de conversa: a fronteira da inclusão digital nas periferias

14h30 - Local: Auditório do Campus Serra

A roda de conversa contará com a participação especial de representantes do Coletivo Tec Perifa (@tec.perifa), organização criada com o intuito de apresentar aos jovens periféricos uma atividade formativa usando a tecnologia como ferramenta.

A proposta é levar informação e promover o diálogo entre alunos, servidores e corpo docente do Campus Serra do Ifes sobre racismo estrutural e institucional e seu impacto no acesso de jovens negras e negros a uma carreira dentro do universo da tecnologia. Afinal, a tecnologia é tanto um espaço possível de combate e enfrentamento ao racismo, como um meio de perpetuá-lo. Partindo dessa premissa, também é destaque a relação entre discriminação racial e de gênero no mercado de trabalho na área tecnológica.

Webnário feminismo negro: histórias de resistência

19h30 - Canal do Youtube do Campus Serra

O tema foi pensado como iniciativa urgente para se colocar em pauta a realidade de meninas e mulheres negras em uma sociedade que racializa e sexualiza corpos, impondo às mulheres marcadas racial e etnicamente uma posição social de vulnerabilidade e extrema desvantagem. Pensar a questão sob a perspectiva feminista é colocar em conexão prática e teoria, partindo sempre de uma abordagem histórica e sociológica para discutir não só as violências como também as superações que devem emergir do compromisso antirracista e antipatriarcal. A intenção é conquistar o interesse de estudantes e do público em geral.

Terça-feira - 30/11/2021

Talentos Ifes: cultura e ensino em rota de convergência

14h30 - Local: Auditório do Campus Serra

Tarde cultural com apresentações artísticas de alunos do Campus Serra. A proposta é incentivar o protagonismo estudantil entre aquelas/es que queiram voluntariamente apresentar suas ideias, performances, criações e insights criativos e artísticos. A ideia é estimular um enlace entre o ensino técnico, o pensamento crítico e a sensibilidade cultural e artística do público, permitindo a circularidade de conhecimentos e saberes diversos atrelados, muitas vezes, as áreas de interesse que ocupam com menos ênfase o cronograma escolar.

Exposição de cinema: protagonismo negro

17h00 - Canal do Youtube do Campus Serra

Sessão de Cinema com exibição de dois filmes de curta-metragem dirigidos por Karol Mendes e Edson Ferreira. Ambos compõem a mesa do Webnário Produção Audiovisual e Protagonismo Negro, que terá início logo em seguida aos filmes, a partir das 18h30.

Sinopses

Riscadas (Karol Mendes, 2018)

Três artistas mulheres capixabas contam suas vivências e como a arte urbana, aliada ao movimento feminista se tornou importante ferramenta no enfrentamento à violência contra a mulher.

Webnário produção audiovisual e protagonismo negro

19h30 - Canal do Youtube do Campus Serra

O tema desta atividade abordará a produção audiovisual a partir do sujeito da negritude, questionando as décadas de exclusão e invisibilidade de negras e negros no cinema e desconstruindo a perspectiva de uma representação estereotipada de pessoas negras na produção cinematográfica. Este é um debate que tem se ampliado na indústria cultural com a criação de várias mostras de cinema com eixo voltado para filmes de autoria de diretores e diretoras negros, com narrativas exuberantes e afirmativas de uma imagem associada à riqueza cultural e identitária dos povos africanos e da diáspora. O propósito é promover reflexões sobre identidade, cinema, política e mercado audiovisual.