Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Delegação da Noruega visita campus Serra
Início do conteúdo da página

Delegação da Noruega visita campus Serra

Publicado: Segunda, 28 de Janeiro de 2013, 10h52 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h27

Delegação Noruega

Na quinta-feira (24), o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes recebeu, no campus Serra, representantes da Câmara de Comércio Noruega-Brasil – NBCC e do Grupo Sintef, da Noruega, para uma reunião de aproximação entre as instituições. Também estavam presentes representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento – Sedes, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho – Sectti e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes.

O Sintef é um grupo multidisciplinar de pesquisa e desenvolvimento com especialização internacional de alto nível em várias áreas de pesquisas. O Instituto Sintef do Brasil visa ao suporte a empresas brasileiras e internacionais em suas atividades de pesquisa, desenvolvimento e processos de inovação. Também oferece análises avançadas e serviços de verificação baseados nos métodos numéricos e ferramentas de simulação desenvolvidos e aplicados em seus projetos.

Com a delegação, estava o membro do Conselho de Administração da NBCC, Kjetil Solbraekke, que apresentou os interesses de cooperação da Noruega com o Brasil; e o diretor de tecnologia do Instituto Sintef do Brasil, Antonio Luiz Caldeira Pires. Durante a reunião, Caldeira apresentou as competências da entidade e seus focos de interesse no país.

A instituição, sem fins lucrativos, investe os lucros dos projetos de pesquisa contratados em novas pesquisas, equipamentos científicos e desenvolvimento de competências.A instituição busca estabelecer parcerias em projetos tecnológicos com universidades e institutos como o Ifes, para atender a necessidades tecnológicas de indústrias. As atividades de cooperação estão direcionadas a várias tecnologias que são utilizadas pelas empresas do setor de petróleo e gás natural. “Apoio, parceria, promoção, são palavras fortes no nosso grupo”, enfatizou Caldeira.

O diretor de Pesquisa do Ifes, Roquemar Baldam, apresentou o portfólio de grupos de pesquisa do Instituto. O pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati, apresentou o modelo de cooperação do Ifes com empresas que vem sendo desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão – Proex e implementado pela Agência de Inovação do Ifes – Agifes e pela Incubadora do Ifes. Como exemplo, ele relatou parcerias com outras instituições da Noruega, tais como a Norwegian Centers of Expertise – NCE, uma agência do governo norueguês; e a Norwegian Oil and Gas Partners – Intsok, uma associação empresarial da Noruega.

A NCE Subsea e a Intsok, ambas com foco nas tecnologias subsea, ou seja, de exploração e produção de petróleo e gás natural em ambientes submarinos e águas profundas, partilham com o Ifes e uma rede de outras instituições públicas e privadas capixabas a intenção de criar o Centro Noruega-Brasil de Negócios e Inovação – Norbbic, com opção de instalação física no campus Serra. Pissinati apresentou também a ferramenta virtual de relacionamento empresarial Subsea Index, um catálogo eletrônico que é produto dessa cooperação, viabilizando a comunicação entre empresas brasileiras e norueguesas. "Essa plataforma de interação já está facilitando o ambiente de negócios entre os dois países e o estabelecimento de parcerias tecnológicas e de intercâmbio acadêmico entre instituições capixabas e norueguesas", afirmou.

Após a reunião, os visitantes conheceram algumas instalações do campus, como os laboratórios de ensino e pesquisa e a Incubadora do Ifes. Puderam também interagir com dirigentes, professores, estudantes e pesquisadores, conduzidos pelos professores José Geraldo Orlandi, gerente de Ensino e diretor-geral eleito, e Renato Tannure, gerente de Pesquisa e Extensão.

Os visitantes conferiram também projetos de empresas que buscam o Ifes como parceiro para a implantação de institutos tecnológicos, tais como a BR Distribuidora, em fase de prospecção para o futuro Instituto de Energia do Espírito Santo.

A diretora presidente do Instituto Aplysia,Tatiana Furlei, apresentou seu projeto de pré-incubação no Ifes. Sócia da empresa Aplysia Soluções Ambientais, atuante na área de monitoramento ambiental, mostrou o interesse em implantar conjuntamente com o Ifes seu Instituto, reunindo suas capacidades em biotecnologia com as do campus Serra em instrumentação, automação, telemetria, processamento de imagens e desenvolvimento de software.

Na visita à Incubadora, os visitantes conheceram empresas e produtos que são frutos da extensão tecnológica do Ifes. O apoio dado a empresas startup inovadoras, tais como InTechno (equipamentos didáticos, industriais e de pesquisa), Zaruc (telemetria e software embarcado) e Estúdio Gaba (animação gráfica e outras tecnologias de visualização), gerou muito interesse, bem como a relação de benefícios mútuos entre o Ifes e as empresas incubadas, por meio de estágios para estudantes, contratação de egressos, captação de recursos em agências de fomento e participação de pesquisadores nas atividades de pesquisa e desenvolvimento dos produtos, conjuntamente com os engenheiros e técnicos das empresas.

Além da visita ao Ifes, a delegação norueguesa também visitou a Petrobras e a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, e participou de reunião com representantes da UCL e da UVV. O último compromisso foi na Sectti, onde o secretário Jadir Pela apresentou o projeto do Parque de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – PCT-ES e convidou o Sintef a participar do empreendimento.

A partir desses encontros e conversas, decidiu-se pela elaboração de uma agenda de novas reuniões, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, onde está localizada a sede do Instituto Sintef do Brasil, para tratar de propostas de cooperação em temas específicos. "Em breve, teremos o primeiro encontro específico com especialistas do Ifes, do Instituto Aplysia e do Instituto Sintef do Brasil", comemorou o pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati. O foco será o desenvolvimento de tecnologias de automação de sistemas de monitoramento de ambientes marinhos impactados pela atividade petrolífera.

O convite foi feito pela diretora presidente do Instituto Aplysia, Tatiana Furlei, para que o especialista em Tecnologia Ambiental Marinha, Rafael Schiller, e pesquisadores do Ifes conheçam as instalações laboratoriais da Aplysia Soluções Ambientais, localizada em Vitória. Rafael Schiller é da Marintek do Brasil, subsidiária brasileira da Marintek Noruega, um dos institutos coligados ao Instituto Sintef do Brasil e parte do Grupo Sintef.

"Aprendi muito hoje no Espírito Santo", declarou o senhor Kjetil Solbraekke sobre a intensa relação de cooperação que os noruegueses encontraram entre as instituições da academia, da indústria e do governo do Espírito Santo.

Delegação Noruega 2 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página