Página inicial > Notícias > Curso de Engenharia de Controle e Automação obtém nota máxima em avaliação do MEC

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2012, 12h53 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 14h34

Os cursos de engenharia do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes alcançaram bons resultados em avaliação dos Conceitos Preliminares de Curso – CPC, realizada pelo Ministério da Educação – MEC, para o Índice Geral de Cursos – IGC. O curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Serra obteve conceito 5. Essa foi a primeira avaliação dos cursos de engenharia pelo IGC.

O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. Para o cálculo, são utilizados o Conceito Enade (que mede o desempenho dos alunos concluintes), o desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD (Índice de Diferença de Desempenho) e as variáveis de insumo (corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico), formado por informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade.

O IGC é um instrumento que indica a qualidade das instituições de ensino superior do país, avaliando de 1 a 5. Para cursos de graduação, ele é construído com base na média do CPC de cada instituição. O cálculo do CPC é feito a partir do resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade de anos anteriores, da infraestrutura e titulação de professores. Na pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes, que avalia a qualidade do curso em uma escala de 1 a 5.

O IGC 2011 considerou os CPCs dos cursos de graduação que fizeram o exame em 2009, 2010 e 2011.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria