Página inicial > Notícias > Cria promove projeção mapeada na fachada de museu em Ibatiba

Cria promove projeção mapeada na fachada de museu em Ibatiba

Publicado: Quarta, 23 de Abril de 2014, 13h01 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 14h34

O Centro de Referência em Inovação e Arte – Cria, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, apresentará no sábado (26) uma projeção mapeada interativa no Museu do Tropeiro, em Ibatiba. O evento está marcado para as 19 horas e é aberto a toda a comunidade.
O conteúdo multimídia foi desenvolvido pelo Estúdio Gaba, empresa associada ao Núcleo Incubador do campus Serra, e será projetado sobre a fachada do museu. As pessoas poderão interagir com aquilo que será apresentado por meio de controles similares a “joysticks” de videogames, acionando botões que provocarão diferentes reações visuais na fachada.
O objetivo da ação é dar visibilidade ao Museu do Tropeiro, estimulando a visitação, e também oferecer a oportunidade de as pessoas entrarem em contato com uma tecnologia contemporânea e visualmente estimulante.

Técnica
A projeção mapeada é uma técnica que permite projetar imagens e animações em qualquer superfície de escala arquitetônica, bem como em objetos ou produtos, podendo oferecer apresentações interativas. A técnica consiste no mapeamento de todos os elementos tridimensionais em relevo de fachadas de prédios (como o Museu do Tropeiro, por exemplo), incluindo todos os seus detalhes como janelas, colunas e frisos.
Isso leva à criação de um modelo tridimensional digital sobre o qual as animações são criadas e, depois, projetadas sem distorções, com múltiplos equipamentos, gerando um visual “3D” que dispensa óculos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria