Página inicial > Notícias > CNPq abre chamada para intercâmbio de pesquisadores na Finlândia

CNPq abre chamada para intercâmbio de pesquisadores na Finlândia

Publicado: Sexta, 23 de Mai de 2014, 17h41 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 12h00

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq lançou a Chamada CNPq - SETEC/MEC Nº 015/2014, do Programa Professores para o Futuro (Finlândia). O programa de capacitação pretende que docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se beneficiem das experiências do modelo finlandês de pesquisa aplicada.

Pelo edital, serão selecionadas propostas, nos moldes de projetos de pesquisa, a serem desenvolvidas pelos docentes em instituições finlandesas, ao longo de cinco meses. Elas deverão ser relacionadas ao arranjo produtivo e social no entorno do campus de atuação do professor.

É possível inscrever iniciativas de 23 áreas, de acordo com a chamada, dentre as quais: agropecuária, automação, biomédica, biotecnologia, construção civil e edificação, economia criativa, energia, eletroeletrônica, gastronomia, mecânica, petróleo e gás, recursos ambientais, tecnologias da informação, tecnologias educacionais e transporte.

A verba total é de R$ 3,975 milhões, para bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior – Junior (DEJ). Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Márcio Có, é estimado um número total de 80 bolsistas, pelo programa. “Os docentes do Ifes têm boas chances. Essa é uma oportunidade muito interessante para os professores conhecerem outra estrutura e internacionalizarem sua atuação”, apontou.

São três as instituições onde o intercâmbio poderá ser feito: University of Applied Sciences (HAMK), HAAGA-HELIA University of Applied Sciences e TAMK University of Applied Sciences.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação lembra que aqueles que forem se inscrever poderão solicitar pelo e-mail fomentoexterno@ifes.edu.br a carta de anuência assinada pelo reitor, conforme demandado no edital. É necessário encaminhar a proposta e o anexo, que será assinado e devolvido digitalizado. Ele colocou ainda a pró-reitoria à disposição para auxiliar os interessados. Os telefones são (27) 3357-7530 e 3357-7538.

Pesquisa aplicada
Márcio Có conta também que circula a informação de que o CNPq lançará, até o final do mês de junho, uma chamada nos moldes da chamada 94/2013, voltada a institutos federais e escolas técnicas vinculadas a universidades federais, para apoio a projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, além de projetos de extensão tecnológica.

Acesse a Chamada CNPq - SETEC/MEC Nº 015/2014, do Programa Professores para o Futuro (Finlândia)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria