Página inicial > Notícias > Capes aprova proposta de mestrado para o campus Serra

Capes aprova proposta de mestrado para o campus Serra

Publicado: Quinta, 04 de Dezembro de 2014, 10h57 | Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2014, 10h57

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados de avaliações de novos cursos e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi contemplado com um mestrado. A partir de 2015, o Ifes vai oferecer o Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação no Campus Serra. Esse é o primeiro curso de mestrado do campus e o quinto do Ifes.

Esse também será o primeiro mestrado do município de Serra e o primeiro mestrado profissional em Engenharias IV (Engenharia Elétrica) do estado do Espírito Santo. O curso será gratuito e as aulas serão à noite, em dias alternados. O mestrado profissional se diferencia por ter como público-alvo pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho. Para o Diretor Geral do Campus Serra, José Geraldo Neves Orlandi, o curso representa novas possibilidades de pesquisa aplicada em parceria com as empresas da Grande Vitória. "A geração de inovação tecnológica, melhorando a competitividade das empresas e aumentando o mercado de trabalho do entorno é a grande contribuição Ifes para a sociedade capixaba", afirma.

O mestrado trabalhará com duas linhas de pesquisa. A primeira será a de Sistemas Inteligentes, que se propõe a fazer um trabalho multidisciplinar de pesquisa no desenvolvimento de sistemas informáticos baseados em inteligência artificial para aplicações de engenharia de controle e automação. Já a segunda é a de Sistemas de Controle e Automação, que desenvolverá novas arquiteturas de sistemas analógicos e digitais para controle de processos e analisará novos controladores ou novas abordagens de sistemas de controle em geral, além de tratar de temas como não linearidades e falhas na malha de controle, assim como aspectos de controle inteligente.

“A proposta de ofertar um curso que não tem igual no Estado para pessoas que trabalham foi tão bem vista pela comunidade que recebemos 40 cartas de apoio de empresas privadas e instituições públicas para a iniciativa”, contou a diretora de Pesquisa e Extensão do Campus Serra, Karin Komati. De acordo com a diretora, algumas empresas já procuraram o campus para saber quando começará o mestrado. Entre as empresas e instituições que manifestaram apoio a proposta de realização do mestrado estão a Petrobras, a Arcelor Mittal, a Vale, a Samarco, a Fibria, a EDP Escelsa, a Findes, a Fapes e o Crea-ES.

“Esse novo mestrado tem grandes possibilidades de fomentar pesquisa aplicada e inovação no município, além de permitir a aproximação com o setor produtivo”, ressaltou o diretor de Pós-Graduação do Ifes, Rony Claudio de Oliveira Freitas. Ele destacou que ainda há outras propostas do Ifes em processo de análise na Capes, sendo seis cursos de mestrado e um de doutorado. A previsão é que os resultados sejam divulgados até o final deste ano.

Doutorados interinstitucionais
Também foram aprovadas duas propostas de Doutorados Interinstitucionais (Dinter). O Campus Aracruz vai ofertar o Doutorado em Engenharia Mecânica em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e o Campus Vitória ofertará o Doutorado em Educação em Ciências e Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com o diretor de Pós-Graduação do Ifes, o procedimento após a aprovação das propostas é encaminhar os termos de cooperação para assinatura entre as instituições envolvidas e depois divulgar o edital de seleção. As vagas dos doutorados interinstitucionais são destinadas para professores do Ifes.

O processo seletivo para o Dinter em Engenharia Mecânica deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2015. O doutorado terá três linhas de pesquisa: Sistemas Mecânicos, Materiais e Projetos Fabricação e Sistemas Termofluidos.

Rafael Marin Ferro, professor de mecânica do Campus Aracruz, ressalta importância desse doutorado para a qualificação de professores em alto nível com um programa já consagrado pela Unicamp, com docentes de renome. “Será uma formação de alta qualidade no campus e no Ifes, com impacto positivo para os alunos que terão professores doutores de alto nível e formados aqui”, completou.

O Dinter em Educação em Ciências e Saúde, que será ofertado pelo campus Vitória em parceria com a UFRJ, ainda não tem data definida para início das atividades. O programa de pós-graduação já é ofertado pela universidade e o cronograma do Dinter vai seguir a programação definida pela coordenação do curso.

O doutorado é destinado a professores do Ifes que tenham formação ou queiram fazer pesquisa no campo do ensino de ciências e de saúde. São três linhas de pesquisa: Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde, Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde e Formação Profissional e Docente nas Ciências e na Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria