Página inicial > Notícias > Campus Serra realiza parceria com empresa atuante na área de processos de negócios

Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 11h43 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2017, 11h43

O resultado dessa parceria é a disponibilidade de licenças de um software para serem utilizadas em atividades acadêmicas por alunos e professores do campus Serra.

O campus Serra estabeleceu parceria com a Fluxicon, empresa que atua na área de Gerência de Processos de Negócios. O resultado dessa parceria é a disponibilidade de licenças do software de Mineração de Processos chamado Disco (de Discovery) para serem utilizadas em atividades acadêmicas por alunos e professores do campus Serra. A Mineração de Processos (MP) reúne um conjunto de técnicas baseadas na análise de logs de eventos. Estes logs são registros de atividades geradas por sistemas de informação típicos ou sistemas de workflow. A MP atende a diversos objetivos da gestão de processos como, por exemplo, descoberta de processos, análise de conformidade e otimização de processos.

Essa parceria é uma iniciativa do professor da área de informática, Mateus Costa. Segundo o professor, a ferramenta é simples de se usar e permite a análise desses logs utilizando vários algoritmos. O grupo de pesquisa em Engenharia de Software e Comércio Eletrônico (Seec) do campus Serra já está usando essa ferramenta em um de seus projetos. Além do prof. Mateus, atuam nesse projeto o prof. Rodrigo Calhau e os alunos de Iniciação Científica do curso Sistemas de Informação, Juliana Youri e André Barbosa,

O departamento ou grupo de pesquisa que desejar utilizar a ferramenta pode contactar o professor Mateus por via do e-mail mcosta@ifes.edu.br para obter uma licença e apoio inicial na utilização. “Outras iniciativas serão muito bem-vindas e permitirão a troca de experiências e colaborações”, disse Mateus.