Página inicial > Notícias > Campus Serra promove segundo módulo prático de Scratch com Arduino

Campus Serra promove segundo módulo prático de Scratch com Arduino

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 13h48 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2016, 10h59

No último dia 20 de agosto ocorreu no Campus Serra o segundo módulo prático do Curso de Programação Visual Criativa com Scratch + Arduino para os alunos da escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Castelo (CEC).

Sob a coordenação do professor Moisés Savedra Omena, os alunos do LEDs prepararam e executaram um laboratório experimental sobre sensores de luminosidade. Por sua vez, os alunos da escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Castelo aplicaram os conhecimentos obtidos na ferramenta Scratch para programar o controle de um sensor de luminosidade utilizando kits Arduino, que foram adquiridos pela CEC.

O curso de Programação Visual Criativa com Scratch + Arduino nasceu de um projeto de extensão, proposto pelo Prof. Moisés, no âmbito da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes Campus Serra e apoiado pelo Leds (Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Sistemas), Coordenadoria de Extensão, Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e Coordenadoria de Informática.

No total, serão 50 horas de curso, distribuída em dois momentos. Num primeiro momento, as aulas foram expositivas e com atividades interativas estimulando os alunos a participarem de desafios focados na ferramenta Scratch . Esta etapa foi ministrada nos laboratórios do CEC pela aluna Mirlene de Jesus (curso Técnico em Informática do Ifes), sob a orientação do Prof. Moisés. No segundo momento, as aulas são apoiadas por uma equipe de alunos do LEDS e intercaladas com módulos práticos com kits de Arduíno. Este segundo momento é realizado nos laboratórios do IFES Campus Serra.

O projeto também conta com a colaboração da professora Alessandra Aguiar Vilarinho (IFES), do professor Ernani Leite Ribeiro Filho (IFES) e do professor Wagner Kirmse Caldas. Além disto, estão envolvidos no projeto os graduandos de Engenharia de Controle e Automação Irisson Junio Máximo Borges e Marlon Woeffel Candoti, bem como os graduandos do Bacharelado em Sistemas de Informações Cassiano Kunsch das Neves e Anne Caroline Silva.

Mod prático Scratch com Arduíno 1  Mod prático Scratch com Arduíno 2  Mod prático Scratch com Arduíno 3

Mod prático Scratch com Arduíno 4