Página inicial > Notícias > Campus Serra participa de dois eventos de Internacionalização na UFES

Campus Serra participa de dois eventos de Internacionalização na UFES

Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 10h23 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2016, 10h24

O Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Campus Serra do Ifes, Prof. Dr. Gilmar Luiz Vassoler e a Assessora de Relações Internacionais do Ifes, Profa. Verônica Rangel Barreto, participaram do evento "Tarde de Internacionalização na UFES", promovido pela Secretaria de Relações Internacionais da UFES no último dia 07 de novembro.

O evento debateu a internacionalização nas instituições de ensino superior e destacou a importância de parcerias internacionais integrando as atividades de ensino, extensão e pesquisa.

A abertura do evento foi realizada pelo Reitor da UFES, Prof. Reinaldo Centoducatte. Em seguida a Prof. Patrícia Cardoso, da UFES, explicou o objetivo do evento e apresentou dados da internacionalização da UFES.

A primeira convidada externa. Profa. Camila Höefleing, da UFSCar, apresentou as experiências da UFSCar em redes de cooperação internacional. O destaque ficou para Associação das Universidades do Grupo Montevideu – AUGM – que é formada por 09 universidades brasileiras, 08 argentinas, 02 paraguaias, 01 uruguaia, 01 chilena e 01 boliviana. A associação foi fundada em 1994 e busca contribuir para o fortalecimento e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível, aproveitando as vantagens comparativas que oferecem as capacidades instaladas na região.

Por sua vez a Profa. Livia Reis (UFF) destacou a importância da formação de redes de representantes de relação internacional e apresentou o caso de sucesso da Rede das Assessorias de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro - Reari-RJ, que é uma associação sem fins lucrativos que congrega gestores, dirigentes ou responsáveis por assuntos internacionais, com a finalidade de buscar constante aperfeiçoamento das atividades de cooperação internacional como instrumento para a melhoria do ensino, pesquisa, extensão e gestão das instituições participantes.

Nesse sentido, a Profa. Patrícia Cardoso (Ufes) ressaltou a recente criação da Rede de Educação Internacional do Espírito Santo (REIES), da qual o Ifes é membro. A REIES nasce com a missão precípua de integrar os gestores de relações internacionais das diversas instituições de ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação do Espírito Santo na realização e otimização dos processos de cooperação internacional.

Por fim o Presidente da FAPES, Prof. Dr. José Antônio Bof Buffon destacou as ações da FAPES para apoiar a internacionalização da pesquisa e do ensino superior. Em sua fala o Presidente da FAPES chamou atenção para as ações que a FAPES vem desenvolvendo nesta área e a importância estratégica que a internacionalização representa para o desenvolvimento do país. Entre as principais ações merecem destaque: i) A criação e institucionalização do programa de internacionalização da Pós-Graduação do Sistema Federal de Ensinos Superiores; ii) Visitas de curta duração de pesquisa em instituições estrangeiras; iii) Incentivo à realização de eventos científicos internacionais em solo brasileiro (Internacionalização em Casa), entre outros.

foto tarde internacionalizacao Ufes 7.11.16

Já no dia 8 de novembro aconteceu o Encontro FAUBAI Regional Sudeste. O Ifes se associou a FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional) em 2015 e desde então a Assessora Internacional tem representado a Rede Federal EPT como membro do Comitê de Programa da Conferência anual FAUBAI.

O Encontro FAUBAI Regional Sudeste contou com um formato moderno de roda de debates sobre temas relevantes da internacionalização da Educação Superior no Brasil como, por exemplo, reconhecimento de créditos e alternativas de prospecção de fomento. Ao final do encontro, vários temas foram sugeridos para serem discutidos na Conferência FAUBAI 2017, em Porto Alegre. Entre eles, destacamos a parceria Sul-Sul e políticas linguísticas para a internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Brasil.
Mais informações sobre a FAUBAI: www.faubai.org.br

foto Encontro FAUBAI Regional Sudeste Ufes 8.11.16