Página inicial > Notícias > Amanhã (16) ocorrerá mesa-redonda para os alunos de Sistemas de Informação

Amanhã (16) ocorrerá mesa-redonda para os alunos de Sistemas de Informação

Publicado: Quarta, 15 de Outubro de 2014, 20h45 | Última atualização em Quarta, 15 de Outubro de 2014, 20h45

Amanhã (16), no auditório do campus Serra, às 10h, ocorrerá uma mesa-redonda com o tema “Extensão, Pesquisa e Mercado de Trabalho” para os alunos de Sistemas de Informação.

Participe!

Os participantes sa mesa-redonda serão:

Evandro Polese, Sócio da empresa Vixteam Consultoria e Sistemas
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Fundador, sócio e diretor da Vixteam Consultoria & Sistemas, participou do desenvolvimento de projeto de Tecnologia da Informação em grandes clientes dos segmentos siderúrgico, mineração, energia, saneamento e distribuição/varejo. Possui 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, análise de requisitos, arquitetura, projeto, implementação, testes de sistema. Responsável pelo SEPG (Software Engineering Process Group), onde atuou como líder na implementação e certificação CMMI e MPS.Br. Faz parte da Diretoria do Sindinfo – Sindicato das Empresas de Informatica no Estado do Espírito Santo.

Mateus Conrad Barcellos da Costa, professor do Ifes
Pós-doutorado (2011) - LINA - Laboratoire de Informatique de Nantes-Atlantique - Université de Nantes - França
Doutor em Ciência da Computação (2008) - UFMG - MG
Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação (1995) - Unicamp - SP
Graduado em Ciência da Computação (1992) - UFSCar
As áreas de aplicação em que atuo são, principalmente, àquelas onde há necessidade de apoio computacional inteligente ao planejamento da ordem de execução de atividades (processos). Alguns exemplos dessas áreas são a Gerência de Projetos, Gerência de Cadeias de Suprimento, Logística e Desenvolvimento de Software, dentre outras. Tenho experiência na área de Ciência da Computação e experiência prática em Desenvolvimento de Sistemas de Informação como engenheiro de software. Atualmente atuo como pesquisador na área de Gerência de Processos de Negócio (BPM) e Business Intelligence (BI). Coordeno o projeto Apoio e "Modelagem e Execução de Processos de Negócio" do grupo de pesquisa em Engenharia de Software e Comércio Eletrônico (SEEC) do Ifes-Serra (2013-2015). Neste projeto, a título de exemplo, são utilizadas técnicas de Process Mining e Simulação para apoiar a definição e melhoria de processos de negócio.

Rodrigo Fernandes Calhau, professor do Ifes
Possui graduação em Ciência da Computação (2008) e Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), campus Serra. Tem experiência em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: gerência de configuração de software, ontologias, ambientes de desenvolvimento de software, integração semântica de sistemas e gerência de conhecimento. Desde de 2012, é um dos coordenadores do Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Sistemas (LEDS), um ambiente que visa a integração de ensino, pesquisa e extensão por de meio da participação de alunos de projetos reais.