Página inicial > Notícias > Alunos e servidores do Ifes podem se inscrever para teste gratuito do TOEFL ITP

Alunos e servidores do Ifes podem se inscrever para teste gratuito do TOEFL ITP

Publicado: Quinta, 21 de Agosto de 2014, 13h41 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 12h20

Alunos de graduação, mestrado e doutorado e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) já podem se inscrever para aplicações gratuitas do teste TOEFL ITP, que tem o objetivo de medir a proficiência do candidato na língua inglesa. O resultado do exame poderá ser utilizado como comprovante de proficiência para os editais do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), para algumas universidades no exterior e outros programas de intercâmbio governamentais.

O teste é ofertado pelo Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) – do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Ensino Superior (SESu) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Poderão participar das aplicações gratuitas alunos das universidades federais, institutos federais e universidades estaduais credenciados como Centros Aplicadores do Programa IsF, dentre eles o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Serão contemplados, além de alunos, servidores ativos do Ifes ou de qualquer instituição federal de educação, além de alunos que realizarem inscrições em editais do CsF. O período de inscrições, que começou nesta segunda-feira (18), vai até o dia 24 de novembro, sendo que as aplicações em todo o Brasil serão realizadas no período de 30 de agosto a 30 de novembro.

No Ifes, as aplicações ocorrerão de 09 de setembro até 29 de novembro de 2014. O aluno deverá realizar sua inscrição pelo site do Programa IsF (isf.mec.gov.br), sendo que este deverá estar regularmente matriculado em alguma instituição credenciada como Centro Aplicador. Para conhecer todas as instituições participantes, clique aqui.

As aplicações são disponibilizadas para inscrição à medida que são preenchidas em sua totalidade as vagas disponíveis. Dessa forma, se o candidato acessar o sistema de inscrições e não encontrar a aplicação na data e local desejados, é provável que a data ainda não esteja disponível pelo fato de uma aplicação anterior não ter sido completamente preenchida.

Em caso de dúvidas, o aluno deverá entrar em contato com a coordenadora do Programa Inglês sem Fronteiras do Ifes, Professora Flávia Bonella Ramos, através do e-mail: ingles.semfronteiras@ifes.edu.br .

As aplicações no Ifes ocorrerão no Campus Cariacica nas seguintes datas:
Setembro: 9, 13, 20 e 27 e 30.
Outubro: 18, 21 e 30.
Novembro: 22 e 29.

O IsF
O Programa Inglês sem Fronteiras visa incrementar a elegibilidade dos discentes das Instituições de Ensino Superior à mobilidade internacional estudantil, a partir do desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa. Saiba mais em isf.mec.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria