Página inicial > Notícias > Alunos e servidores do campus Serra têm artigos aceitos em eventos e periódico acadêmicos

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2015, 13h13 | Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2015, 13h13

Os alunos, Eduardo Enrico V. Tommasi e Heitor G. de Faria, e os professores, Marco Antonio de S. L. Cuadros, Gustavo M. Almeida e Cassius Z. Resende, membros do Grupo de pesquisa de Automação Industrial (GAIn) tiveram o artigo aceito para apresentação no Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI – 2015). O evento será realizado no período de 25 a 28 de outubro de 2015, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Com o tema “Estudo Comparativo de Controladores de Seguimento de trajetória para Robôs de Tração Diferencial: Fuzzy, Ganhos Fixos E Backstepping” o trabalho apresenta uma comparação do desempenho de três controladores de seguimento de trajetória para robôs de tração diferencial. Na sequência o artigo apresenta dois outros controladores projetados seguindo metodologias que garante a estabilidade do sistema, que são o controlador cinemático de seguimento de trajetória de ganhos fixos e o controlador backstepping.

O Técnico-administrativo, Isaac Gezer S. de Oliveira, apresentou no 14th International Congress of Public and Nonprofit Marketing o artigo intitulado “Relationship between entrepreneurship, social economic development and competitiveness: An empirical analysis in iberoamerican countries”. Esse trabalho foi premiado ente os melhores apresentados em língua inglesa no Congresso. O evento ocorreu entre os dias 24 a 27 de junho, na FUCAPE Business School, em Vitória, Espírito Santo.

O professor do campus Serra, Marcos Paulo Kohler Caldas, teve seu artigo publicado na Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (TMM). O trabalho intitulado “Reciclagem de Placas de Circuito Impresso Visando Recuperação de Prata: Estudo de uma Rota Hidrometalúrgica” tem como coautores Viviane Tavares de Moraes, Eduardo Junca, da Universidade de São Paulo, Jorge Alberto Soares Tenório e Denise Crocce Romano Espinosa, todos vinculados à Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo do artigo foi de realizar a caracterização de placa de circuito impresso de computadores e propor uma rota hidrometalúrgica para recuperação da prata presente em sua composição.