Página inicial > Notícias > Aluno do Ifes - Campus Serra conquista medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial (OBIA)

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 09h27 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 09h34

O aluno Lair Bittencourt Carvalho Neto, do 3º ano do curso técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio, conquistou o 2º lugar na Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial (OBIA), dentre 940 participantes de todo o Brasil.

A OBIA é organizada pelo Hub de Inovação em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Pelotas e realizada pelo Instituto Vertere de São Paulo - SP. A olímpiada conta com o apoio da Fractal Reinventing Businesses e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A prova foi composta por três fases.

A primeira fase consistiu de um teste objetivo de 20 questões envolvendo Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina, Teoria do Aprendizado Estatístico, Filosofia da Computação, Computação Evolutiva, Processamento de Linguagem Natural e Análise e Processamento de Imagens. Lair acertou 19 das 20 questões.

A segunda fase foi composta de um teste de implementação computacional de modelos populares de Aprendizado de Máquina em uma tarefa específica envolvendo um conjunto de dados proposto pelos organizadores da OBIA com metas de acurácia e de tempo de processamento previamente estabelecidas. A duração desta fase foi de uma semana.

A terceira e última fase, da qual participaram Lair e outros 18 competidores, consistiu na elaboração de um projeto real envolvendo Economia 4.0 e sua apresentação em um pitch de impacto de 5 minutos. Lair modelou um sistema de otimização de tráfego na região da Grande Vitória usando redes neurais profundas voltadas para classificação veicular e semafórica, além de meta-heurísticas de otimização de tráfego.

O Ifes - Campus Serra parabeniza Lair por essa importante conquista!

estudante