Página inicial > Notícias > Aluno do campus Serra apresenta artigo na 7ª edição do ENTEQUI sediado no Espírito Santo

Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2014, 18h34 | Última atualização em Quinta, 25 de Setembro de 2014, 18h34

ricardo entequi 2014

O aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Serra, Ricardo da Silva Cunha Filho, apresentou o trabalho "Monitoramento de Pressão Negativa por Sonda de Óxido de Zircônio" na 7ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia Química (ENTEQUI). Trabalho orientado pelos professores Adilson Ribeiro Prado, Flavio Garcia Pereira, Daniel Cavalieri, Wagner Teixeira Costa e João Vitor Duque.

O objetivo do trabalho foi o de comprovar a viabilidade da sonda de óxido de zircônio para o monitoramento de pressão negativa em câmaras de vácuo. Neste sentido, o estudo de novos sistemas capazes de medir pressão possibilita a construção de dispositivos de baixo custo para equipamentos de vácuo, promovendo avanços na construção de interfaces digitais para esse tipo de aplicação. Atualmente, tal sonda é usada para quantificar o teor de oxigênio em escapamentos automotivos, sendo comercializada por diversas empresas. Portanto, é importante destacar também que essa inovação possibilitará o desenvolvimento de novas interfaces de controle e automação na medição de pressão, fato também explorado nesse trabalho.

Foi a primeira vez que a capital capixaba sediou este evento, que ocorreu entre os dias 17 e 19 de setembro no Hotel Bristol Century Plaza, em Vitória, sendo promovido pela Associação Brasileira de Química, em parceria com o Conselho Regional de Química - 21ª Região e a FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz). Com o slogan “A tecnologia que impulsiona o desenvolvimento” o 7º ENTEQUI foi o palco de palestras, minicursos, mesa-redonda e conferência com profissionais de renome.