Página inicial > Notícias > Aluno de Engenharia do campus Serra apresenta trabalho na INDUSCON 2014

Aluno de Engenharia do campus Serra apresenta trabalho na INDUSCON 2014

Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 17h30 | Última atualização em Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 17h30

O aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Serra do Ifes, Dárcio Leitão Quintas, apresentou o trabalho “Use Arduino platform to obtaining wireless data measuring electric residential” na 11ª IEEE/IAS International Conference on Industry Applications - INDUSCON 2014. O trabalho foi orientado pelo professor do campus Serra, Wagner Teixeira da Costa e contou com a participação do aluno de mestrado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Hader Azini e da professora da Ufes, Jussara Fardin.

O objetivo do trabalho era desenvolver um equipamento de baixo custo com a finalidade de receber, via interface sem fio, dados referentes ao monitoramento de eletrodomésticos e disponibilizar estes dados, automaticamente, para um software de monitoramento não intrusivo. A partir deste sistema de monitoramento será possível detalhar o consumo de energia elétrica numa residência e medir o quanto cada eletrodoméstico consome em quais momentos eles foram ligados ou desligados e o quanto o seu funcionamento representa nas despesas com energia elétrica. O consumidor, ciente destas informações, poderá conhecer e alterar seus hábitos de consumo, além de poder avaliar com mais precisão a viabilidade de substituir alguns de seus eletrodomésticos.

O INDUSCON 2014 ocorreu entre os dias 07 e 10 de dezembro, no Centro de Convenções do Independência Trade Hotel, em Juiz de Fora/MG, sendo organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

INDUSCON 2014