Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para a 1ª Feira de Ciências e Tecnologia do PFRH

Abertas as inscrições para a 1ª Feira de Ciências e Tecnologia do PFRH

Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2014, 17h50 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2016, 09h16

Estão abertas a partir desta terça-feira (16) as inscrições para a 1ª Feira de Ciências e Tecnologia do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH). Os bolsistas ou grupos de bolsistas que desenvolvem estudos dirigidos pelo programa têm até as 18h do dia 5 de outubro para se inscrever e participar do evento. A feira acontece nos dias 20 e 21 de novembro, no Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Os trabalhos contarão com estandes e infraestrutura para que sejam apresentados ao público. As apresentações serão acompanhadas por um grupo de avaliadores da Petrobras e da Agência Nacional de Petróleo (ANP), e a avaliação dos estudos dirigidos é parte da avaliação global do programa.

O objetivo da chamada é organizar os espaços e garantir os recursos necessários para a apresentação dos estudos dirigidos e pesquisas. As propostas deverão ser submetidas exclusivamente pelo sistema eletrônico da Diretoria de Pesquisa, no site pesquisa.ifes.edu.br.

Confira o site com a chamada.

PRFH
O Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH) é um convênio celebrado entre o Ifes, a Petrobras e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (Facto). O objetivo é de promover o fortalecimento e a consolidação dos programas de formação dos alunos dos cursos técnicos do Ifes, além de ampliar e fortalecer a formação de recursos humanos voltados ao atendimento da demanda por profissionais qualificados na indústria de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis.

O bolsista ou grupo de bolsistas desenvolve estudos dirigidos ou pesquisas nas áreas temáticas de Petróleo, Gás Natural, Energia ou Biocombustíveis sob a orientação de um professor e apresenta relatórios semestrais, final e pós-formatura. Além disso, deve participar em conjunto com o professor orientador da Feira de Ciências e Tecnologia anual com avaliação da Petrobras e ANP.

O programa é realizado com recursos das cláusulas de Desenvolvimento e Pesquisa presentes nos contratos de concessão para exploração de petróleo e gás. No Ifes, foram disponibilizadas 711 bolsas que somam o valor de cerca de R$ 4,7 milhões. O valor total do convênio é de aproximadamente R$ 7 milhões.

Confira a página específica de acompanhamento de publicações do PFRH no site do Ifes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria