Página inicial > Notícias > Aberta chamada para colaboração entre pesquisadores e empresas

Aberta chamada para colaboração entre pesquisadores e empresas

Publicado: Quarta, 12 de Março de 2014, 17h31 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2017, 11h42

Está aberta a Chamada MCTI/SETEC/CNPq 54/2013, que tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa e inovação em parceria com a iniciativa privada, inserindo mestres e doutores nas empresas. A chamada está sendo realizada em rodadas: a primeira foi feita no final do ano passado; a segunda está prestes a ser iniciada, no dia 17 de março, com encerramento em 2 de maio. Uma terceira rodada está marcada para 18 de agosto.

A oportunidade é semelhante à Chamada 94/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na qual o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes teve 36 projetos aprovados. No entanto, a Chamada 54/2013 não é restrita apenas aos institutos federais.

Segundo o regulamento, “serão aceitas propostas de projetos de desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos que visem ao aumento da competitividade das empresas por meio de: inovação; adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas; incremento - compatível com o setor de atuação - dos gastos empresariais com atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; atendimento à relevância regional; e cooperação com instituições científicas e tecnológicas”.

São duas linhas: projetos iniciais e projetos em andamento. A empresa parceira precisa oferecer uma contrapartida. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Có, destaca que esta é uma boa oportunidade para pesquisadores que já tenham ou desejem desenvolver um relacionamento com o setor produtivo. Ele também lembra que, como haverá a rodada de março e uma terceira em agosto, existe tempo para que os pesquisadores busquem parcerias.

Acesse a chamada.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria