Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Grupo de pesquisa do campus Serra trabalha em automatização de refletor termosolar
Início do conteúdo da página

Grupo de pesquisa do campus Serra trabalha em automatização de refletor termosolar

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2011, 14h44 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 13h23

refletor termosolar SITE 

Atitudes sustentáveis são aquelas que geram, a partir de pequenas mudanças, grandes transformações. Trata-se de utilizar os espaços e os recursos do planeta, causando a menor interferência possível no equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades que dele dependem. É nessa linha que surgiu, no campus Serra, em julho deste ano, o Grupo de Energias Renováveis para Automação – Gera, coordenado pelos professores Wagner Teixeira da Costa e Giovani Zanetti.O grupo tem o objetivo de montar uma área sustentável no campus Serra, onde há um espaço separado para esse trabalho. Atualmente, o grupo está desenvolvendo um projeto para automatização de um refletor termosolar, em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá, de Venda Nova do Imigrante, e com a Samarco Mineração, que está financiando todo o equipamento.

Um refletor termosolar se caracteriza pelo aproveitamento da energia solar concentrada, com a captação de luz por meio de espelhos para a produção de vapor. Em seguida, o vapor gera a energia térmica que permite diversas aplicações, como o uso em fornos industriais, em turbinas de vapor, em câmaras de esterilização e em cozinhas industriais.

"Com a automatização, o refletor rotacionará acompanhando a posição do sol ao longo do dia. Assim, o equipamento irá gerar maior quantidade de energia térmica possível”, afirmou o professor Wagner Teixeira da Costa, que também é um dos responsáveis pela implementação. Iniciado há um mês, o projeto está em fase de montagem da parte mecânica e, em breve, será desenvolvida a parte elétrica, para dar início aos testes.

Também participam das pesquisas os alunos Vinícius Belmuds Vasconcelos, do curso de Engenharia de Controle e Automação; e Eder Pralon Silva, do curso Técnico em Automação Industrial.

registrado em:
Fim do conteúdo da página