Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > ifes pela paz
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 11h45 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 16h49

banner ifes pela paz 750px425 02

Educação, Paz e Respeito

O Ifes reitera seu compromisso com a educação e a formação humana e cidadã de seus estudantes, promovendo ações de inclusão e respeito à diversidade. Dessa forma, a instituição não tolera nenhum tipo de apologia à violência, ameaças e nenhum outro tipo de discriminação.

Todas as condutas que ferem os princípios da convivência em sociedade devem, urgentemente, ser comunicadas à gestão dos campi do Ifes para que sejam tomadas medidas necessárias com rigor da lei.

Esta página é gerenciada pelo Comitê Gestor da campanha Ifes pela Paz . Neste espaço serão disponibilizadas informações e orientações para prevenir situações de violência, promover a segurança e fortalecer a cultura da paz na instituição.

Os canais de denúncia também estão disponíveis para contribuir para um ambiente seguro nas nossas unidades, além das medidas realizadas de reforço na segurança.

 

∆ Voltar para o topo

Ações institucionais

- Criação do Comitê Gestor da campanha Ifes pela Paz

O Comitê Gestor da campanha Ifes pela Paz reúne servidores da Reitoria e representantes dos campi de diferentes áreas de atuação. Sua atribuição principal é propor e acompanhar as ações da campanha Ifes pela Paz, além de produzir documentos institucionais que orientem as ações dos campi do Ifes.

- Criação da página Ifes pela Paz:

Gerenciada pelo Comitê Gestor da campanha Ifes pela Paz , o espaço disponibilizará informações e orientações para prevenir situações de violência, promover a segurança e fortalecer a cultura da paz na instituição.

- Capacitação de gestores sobre segurança no ambiente escolar

Gestores do Ifes e servidores dos campi, Cefor e Reitoria participaram de capacitação sobre segurança no ambiente escolar. O treinamento foi realizado no dia 18 de abril, no Campus Aracruz.

Saiba mais: Ifes promove capacitação para gestores sobre segurança no ambiente escolar

- Adesão à campanha "Abraço pela Paz"do Conif

O Ifes, assim como as demais instituições da Rede Federal, aderiu à campanha “Abraço pela Paz”, organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e que tem como objetivo fortalecer a cultura da paz

A iniciativa foi lançada no dia 28 de abril, Dia Mundial da Educação, com um abraço simbólico aos prédios principais dos campi da Rede Federal em todo o país.

Saiba mais: Conif mobiliza Abraço pela Paz nas instituições da Rede Federal  |  Unidades do Ifes realizam Abraço pela Paz

 


∆ Voltar para o topo

Comitê Gestor da campanha Ifes pela Paz

O Comitê Gestor da campanha Ifes pela Paz reúne servidores da Reitoria e representantes dos campi de diferentes áreas de atuação. Sua atribuição principal é propor e acompanhar as ações da campanha Ifes pela Paz, além de produzir documentos institucionais que orientem as ações dos campi do Ifes.

Entre suas atribuições, está a elaboração do Protocolo de Segurança do Ifes e o planejamento de formações e de ações de sensibilização da necessidade de uma cultura de paz no âmbito institucional. Também caberá ao Comitê coordenar os trabalhos relativos a possíveis situações de risco enfrentadas pelo Ifes e promover reuniões e eventos que envolvam representantes de outros grupos da comunidade acadêmica.

O Comitê poderá convidar para participar das reuniões representantes de outros órgãos e entidades da administração pública federal, de outras instituições públicas e da sociedade civil, e especialistas, para prestar informações, emitir pareceres e participar de ações.


∆ Voltar para o topo

Manuais e documentos

Cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar” (Ministério da Educação - MEC)

∆ Voltar para o topo

Canais para denúncias

Os canais de denúncia estão disponíveis para contribuir para um ambiente seguro nas nossas unidades, além das medidas realizadas de reforço na segurança. Denuncie!

Polícia Militar: 190

É o contato mais adequado em situações de potencial risco à vida e de urgência e emergência. Deve ser acionado quando a ocorrência ainda estiver em curso ou acabou de acontecer, demandando que a Polícia Militar vá ao local urgentemente para atendê-la.

Disque Denúncia: 181

De natureza investigativa e com possibilidade de contato via internet (disquedenuncia181.es.gov.br), tem como finalidade principal a identificação dos possíveis autores ou objetos envolvidos em crime. Esse canal serve como uma forma de denunciar e auxiliar no esclarecimento de atos ilícitos que atentem contra a segurança.

Escola Segura - Ministério da Justiça e Segurança Pública: gov.br/mj/pt-br/escolasegura

Canal exclusivo para recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Canais institucionais:

Ouvidoria do Ifes


Sistema Fala.br: falabr.cgu.gov.br
É um canal on-line integrado para encaminhamento de denúncias e outros tipos de manifestações (acesso a informação, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e Simplifique) a órgãos e entidades do poder público. Acesse o Guia do Denunciante.
E-mail: ouvidoria@ifes.edu.br

 


∆ Voltar para o topo

 

Fim do conteúdo da página