Página inicial > Notícias > Universidade do Porto recebe estudantes do Ifes dentro do programa Ciência sem Fronteiras

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2012, 11h34 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 11h04

Para Ícaro Alves Lobo, estudante do curso de Engenharia Metalúrgica do campus Vitória, ainda é difícil acreditar que está fazendo um intercâmbio na Europa e estudando em uma das melhores faculdades de engenharia do mundo. Por meio do programa Ciência sem Fronteiras, Ícaro estuda na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal.

CsF icaro SITE

“Fico feliz por ter sido aceito na Universidade do Porto, por se tratar de uma instituição centenária, assim como o Ifes, uma vez que se trata do polo acadêmico mais cosmopolita da Europa, que recebe estudantes de dezenas de países de todos os continentes e também é a maior faculdade de Portugal. Isso para mim é muito importante, pois além de ter uma formação de qualidade, também me surpreendeu a quantidade de estrangeiros que conheci. Desde Angola até a Lituânia, cada um dos novos companheiros sempre me ensinou algo novo e enriquecedor, o que torna essa experiência ainda mais especial”, contou.

Ícaro disse ainda que sabe que ter aulas em instalações de última geração e assistir aulas com professores que preparam os profissionais europeus agregará um conhecimento que o tornará um candidato diferenciado no mercado de trabalho.

Huarley Pratte Lemke é servidor do Ifes e estudante do curso de Engenharia Mecânica do campus São Mateus. No momento, ele também estuda na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal. A universidade é a maior instituição de ensino e de pesquisa do país. Huarley conta que 23% das publicações portuguesas indexadas no ISI Web of Science são da instituição, sendo a universidade a maior produtora de ciência em Portugal e estando entre as 100 melhores universidades europeias em alguns dos rankings mais prestigiados.

CsF huarley 3 SITE

De acordo com Huarley, houve muita dificuldade por informação e comunicação. “Como o Ciências sem Fronteiras é um programa novo e recente, faltam ainda adequações e orientações para os que desejam participar”, ressalta. Mas afirma que foi muito bem-recebido em Portugal: “Partindo para um país diferente, existe muito mito e tabu sobre o que podemos encontrar, como podemos ser recepcionados, entre muitas outras dúvidas. Porém, aqui estamos, sendo muito bem-recebidos. Os portugueses são muito educados, a universidade tem um tratamento diferenciado com a gente, e não estamos tendo dificuldade de adaptação”, disse.

Huarley ressalta que o ensino é muito bom e a faculdade possui excelentes laboratórios e uma equipe de docentes para atender toda a demanda dos cursos. “Temos aulas práticas, aulas de laboratório e aulas teóricas, além da plataforma de estudo a distância, o moodle. Alguns disciplinas tem o dobro da carga horária no Brasil, como mecânica dos fluídos, com 162h”, disse. Ele complementa que a faculdade possui uma editora própria, com publicações de autoria dos professores e uma biblioteca com um rico acervo, que contribui para diversificar os livros de estudo.

CsF huarley 1 SITE

Por essas e outras razões, ele recomenda o intercâmbio em Portugal. “O ensino, a qualidade de vida, o bom convívio com os portugueses, as opções de lazer, reforçam os valores para se optar Portugal como país destino para ter uma nova experiência de vivência no exterior”, destaca.

Confira, na próxima semana, mais uma notícia sobre a experiência que o programa Ciência sem Fronteiras tem proporcionado aos alunos do Ifes.