Página inicial > Notícias > Trabalhos de servidores do Ifes se destacam em eventos e publicações

Trabalhos de servidores do Ifes se destacam em eventos e publicações

Publicado: Segunda, 28 de Mai de 2012, 14h03 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 15h17

O professor Douglas Colombi Cuquetto, do campus Nova Venécia, teve seu artigo, intitulado “Novas tendências da atividade física e sua intervenção clínica no tratamento e prevenção da Síndrome Metabólica”, publicado na sexta edição da Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento.

O estudo evidencia que o condicionamento físico afeta algumas variáveis da síndrome metabólica, como a resistência à insulina, a intolerância à glicose, a hipertensão arterial e a obesidade. Por isso, deve ser estimulado para pessoas com múltiplos fatores de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico, e também para pessoas saudáveis. Assim como a terapêutica clínica cuida de manter a função dos órgãos, a atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhoria da qualidade de vida.

E o professor Cristiano Hehr Garcia, do campus Ibatiba, teve seu artigo aprovado no III Seminário de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, em São Paulo, que aconteceu nos dias 7 a 9 de maio. O artigo faz parte da pesquisa de doutorado “As práticas e representações no processo de formação policial militar do Espírito Santo, uma análise das políticas públicas de direitos humanos adotadas no pós 1988”.
A pedagoga do campus Santa Teresa, Marisange Blank Zamprogno, e o professor de Administração do campus Vitória, Claudio Valério de Paula Brotto, mestrandos em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, apresentaram trabalhos na categoria "Comunicação Oral" no XII Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – Anpae-SP e VII Encontro Regional da Anpae Sudeste. O evento aconteceu na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, de 17 a 19 de maio.

O trabalho apresentado pela pedagoga tem como tema “Políticas Educacionais de Inclusão: Reflexões sobre emancipação e Formação Profissional”. E o professor apresentou o trabalho: “Uma Análise Crítica da Função Social da Expansão do Instituto Federal do Espírito Santo como Política Pública do Governo Lula (2003-2010)”.