Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Seção Sindical Ifes realiza encontro regional do Sinasefe
Início do conteúdo da página

Seção Sindical Ifes realiza encontro regional do Sinasefe

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2013, 12h45 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 15h22

Questionada por servidores devido às implicações práticas na rotina de trabalho e sentida por estudantes de Institutos Federais de todo Brasil, a expansão da Rede Federal vai finalmente ser analisada pela comunidade acadêmica capixaba no Encontro Regional Sudeste do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Sinasefe. O encontro abordará o tema A expansão da Rede Federal: Novos Desafios dos Trabalhadores.

Organizado pela Seção Sindical Ifes do Sinasefe e pelo Sinasefe Nacional, o evento vai reunir acadêmicos e sindicalistas do Espírito Santo e de outros estados do Brasil, servidores e estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes para discutir as condições de trabalho e a qualidade da educação na Rede Federal. O encontro será realizado nos dias 2, 3 e 4 de maio nos campi Serra e Vitória.

As inscrições podem ser feitas no site do Sinasefe. O valor da inscrição para participação no evento é R$ 10. O valor deve ser pago na retirada do kit do encontro, no momento do credenciamento.

A programação do encontro reúne temas como a conjuntura brasileira e os desafios da organização do movimento sindical, como o acordo coletivo especial, a reforma da previdência e a campanha salarial 2013; a presença feminina nos Institutos Federais; a carreira única dos trabalhadores em educação; os impactos da expansão da Rede Federal na saúde do trabalhador entre outros pontos.

O encontro vai receber especialistas de renome nacional para discutir a conjuntura e expansão como o historiador, teórico marxista e docente do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Valério Arcary; e o estudioso sobre a expansão, escritor e professor da Universidade Técnica do Paraná – UTFPR, Domingos Leite Filho. Também participarão do evento a coordenadora geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras – Fasubra, Janine Teixeira; e o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo - Adufes, Antônio Rocha Pinto.

A abertura será na quinta-feira (2), a partir das 18h30min, no campus Serra, com a participação do reitor do Ifes, Denio Rebelo Arantes; do diretor nacional do Sinasefe, Davi Montenegro; e do diretor-geral do campus, José Geraldo Orlandi. Também haverá uma mesa para discutir a “Conjuntura brasileira e os desafios da organização do movimento sindical: acordo coletivo especial, reforma da providência e campanha salarial 2013″.

Gabriela Freire, docente do campus Venda Nova do Imigrante, vai discutir “O papel da mulher no trabalho” com Lucimar Silva, integrante do Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Bancários, na sexta-feira (3). A fala de Gabriela vai trazer um pouco da dissertação que ela prepara no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, sobre a presença feminina do Instituto Federal do Espírito Santo. E, no sábado (4), será realizada uma mesa para debater a carreira única dos trabalhadores em educação.

“Vamos pensar o momento em que vivemos e a conjuntura do movimento sindical para entender o que significa a expansão, o impacto dela no trabalho e na qualidade da educação que oferecemos, por isso a Seção Sindical Ifes está organizando o evento”, conta Samanta Lopes Maciel, coordenadora da Seção Ifes.

programacao encontro sinasefe

Fonte: Assessoria de Comunicaçção Social - Reitoria

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página