Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes participa de reuniões em Brasília

Reitor do Ifes participa de reuniões em Brasília

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2012, 11h29 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 11h09

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif, Denio Rebello Arantes, esteve em Brasília na terça-feira (30) e participou de algumas reuniões.

Em reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira, o reitor do Ifes solicitou apoio aos programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais (Minter e Dinter) que estão em negociação na Instituição, conseguindo sinalização positiva desses programas para o ano de 2013.

Dentre eles, dois programas Minter já estão aprovados e devem iniciar no próximo ano — com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, com 15 vagas destinadas ao Ifes; e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Além disso, o Ifes negocia com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, ambos para a área de educação.

O reitor participou também de uma reunião com o Ministério da Defesa. Na reunião, foi discutida a possibilidade de algumas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ofertarem o curso de formação de Pescador Profissional Especializado – PEP. Se habilitados, os Institutos Federais poderão formar pescadores profissionais, pois atualmente só a Marinha do Brasil está autorizada a ofertar o curso. A capacitação, contudo, não será um curso militar, e sim um curso da Marinha Mercante, que tem por fim a defesa do país e a manutenção da segurança do comércio marítimo.