Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes assina editais de Pibic, Pibiti e Progrupos

Reitor do Ifes assina editais de Pibic, Pibiti e Progrupos

Publicado: Terça, 15 de Mai de 2012, 14h59 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 15h43

PIBIC PIBITI e Progrupos

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Denio Rebello Arantes, assinou os editais do Programa Institucional de Iniciação Científica – Pibic, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti e do Programa Institucional de Formação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa – Progrupos. A assinatura aconteceu na terça-feira (8), na Reitoria do Ifes, e contou com a presença do Diretor de Pesquisa, Roquemar de Lima Baldam, e do Coordenador de Programas de Fomento à Pesquisa, Victor Gianordoli.

O Edital Pibic/Pivic/Pibiti/Piviti 01/2012–CNPq/Ifes/Facitec/Fapes vai cadastrar propostas de pesquisadores e alunos para atuar em projetos de pesquisa. De 14 de maio a 3 de junho, cada docente interessado em participar do Edital deverá acessar o site pesquisa.ifes.edu.br e cadastrar-se como pesquisador. Depois, cada candidato deverá submeter sua proposta, que consiste em Projeto de Pesquisa e Plano de Trabalho. No período de 4 a 10 de junho, os estudantes interessados poderão candidatar-se às propostas apresentadas. E de 11 a 24 de junho, os orientadores selecionarão os estudantes com base nos critérios do Edital. As propostas serão então avaliadas e terão a classificação final divulgada no dia 31 de julho.

Os alunos contemplados receberão bolsa mensal prevista no valor de R$ 360,00 pelo período de execução estimado pela agência de fomento, usualmente doze meses. Estudantes de curso técnico só poderão concorrer às bolsas Pibiti/Piviti financiadas pelo Ifes. Poderão participar todos os alunos que não tenham vínculo empregatício, pendência em outro programa de fomento ou que a bolsa pleiteada não seja acumulada com outra modalidade de bolsa.

O Programa Institucional de Iniciação Científica – Pibic possui as modalidades de bolsa e voluntariado e objetiva despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado. Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti possui as modalidades de bolsa e voluntariado e visa a estimular o interesse para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em alunos de graduação nas empresas.

O Programa Institucional de Formação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa – Progrupos tem como objetivo fomentar a criação, estruturação, desenvolvimento e consolidação de grupos de pesquisa na instituição, promovendo a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo por meio de iniciativas de estudos em áreas prioritárias indicadas por análises do mundo do trabalho, atendendo às demandas e se antecipando a elas.

Os docentes que atuam em Grupos de Pesquisa desta instituição poderão concorrer ao Edital Progrupos 01/2012 até 11 de junho. Primeiro, cada interessado deverá acessar o site pesquisa.ifes.edu.br e fazer um cadastro como pesquisador, depois o candidato deverá submeter uma Proposta nos termos do edital.

O limite máximo por proposta é de R$ 30.000,00, divididos em custeio (bolsa de IC/IDTI, material de consumo, serviços de terceiros – pessoa jurídica e obrigações tributárias e contributivas) e capital (equipamentos e material permanente). Para cada proposta, serão concedidas no máximo duas bolsas de iniciação científica, com duração de doze meses, observado o período de execução do projeto.