Página inicial > Notícias > Projeto do Ifes ganha premiação especial em excelência em feira no Irã

Projeto do Ifes ganha premiação especial em excelência em feira no Irã

Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2013, 00h57 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 12h20

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes ganhou premiação especial em excelência na Feira Internacional de Invenções e Negócios do Irã – Finex, uma das mais importantes na área de tecnologia e inovação. O evento foi realizado de 4 a 7 de fevereiro em Teerã, no Irã. O convite para a participação do Ifes na feira surgiu após a visita de pesquisadores iranianos à 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada em Vitória em outubro de 2012.

Na ocasião, os pesquisadores identificaram inventos com potencial de mercado para expor no exterior, com o apoio da Associação Brasileira dos Inventores e Pesquisadores Inovadores – Abipir, e selecionaram 15 projetos capixabas que representaram o Brasil na feira.

O campus Serra e a empresa Zaruc, sediada na Incubadora do Ifes, apresentaram o projeto “Conjunto Solução para Leitura Automática de Medidores”, conhecido também como TAD-E. O aparelho é uma ferramenta que utiliza um sistema de comunicação sem fio, o que simplifica o processo de leitura nas unidades consumidoras de energia e proporciona economia de tempo e praticidade na coleta dos dados. Ele elimina a interferência humana no registro de dados de consumo, entre outros benefícios. Com esse projeto, o Ifes levou o prêmio especial de excelência em Engenharia. Dos 15 trabalhos representantes do Brasil, cinco levaram premiações, colocando o país como o mais premiado do evento, que teve a participação de 32 países.

Atualmente, a equipe que trabalha no projeto é formada por cinco alunos do Ifes, além de colaboradores da empresa Zaruc. Já foram comercializadas 15 mil unidades do aparelho de TAD-E nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espírito Santo.

Saiba mais sobre o TAD-E.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Reitoria