Página inicial > Notícias > Programas de intercâmbio na Alemanha oferecem bolsas de estudos

Programas de intercâmbio na Alemanha oferecem bolsas de estudos

Publicado: Terça, 15 de Mai de 2012, 15h21 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 15h39

Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsas de estudos em três programas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD. Os programas são Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs – Hochschulwinterkurs; Public Policy and Good Governance – PPGG; e Pós-Graduação em temas com relevância para países em desenvolvimento – Aufbau. Há, ainda, vagas no programa Ciência sem Fronteiras destinadas a brasileiros interessados em realizar doutorado e pós-doutorado na Alemanha.

Ciência sem Fronteiras
O programa Ciência sem Fronteiras, desenvolvido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico – CNPq, abriu segunda chamada para bolsas de doutorado e pós-doutorado. O prazo para inscrição é até 28 de maio. As áreas com maior oferta de vagas para a Alemanha são Engenharia, Ciências Exatas e Tecnológica — mais informações em www.cienciasemfronteiras.gov.br. O DAAD criou uma plataforma com as vagas oferecidas na Alemanha: www.csf-alemanha.de.

Hochschulwinterkurs
Graduandos e mestrandos interessados em concorrer a uma vaga no programa de curso de Inverno de Língua e Cultura Alemã devem realizar a inscrição até 11 de junho. Para estar apto à seleção, é necessário ser brasileiro, estar matriculado em um curso de graduação (sexto período concluído até o fim de 2012) ou de mestrado, ter média igual ou superior a 8 e nível intermediário de conhecimento do idioma alemão – B2 para estudantes de Letras/Alemão e B1 para os demais. Os cursos serão oferecidos em Düsseldorf, Essen, Freiburg e Leipzig. O valor total da bolsa é de 2.625 euros, para o estudante financiar despesas do curso, do alojamento, da passagem aérea e de alimentação. O DAAD custeia o seguro-saúde. Saiba mais sobre o programa: http://www.daad.org.br/pt/18311/index.html

PPGG
O prazo para submeter a candidatura à seleção do PPGG é até 31 de julho. O programa oferece bolsas para cursos de pós-graduação na Alemanha, com titulação master, que visam à capacitação de alunos para formular e gerir políticas públicas e de boa governança. Oito instituições alemãs participam do programa, destinado a jovens profissionais graduados em Ciências Sociais e Políticas, Economia, Direito, Administração Pública e áreas afins. Mais informações podem ser acessadas no site http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

Aufbau
São oferecidos 37 cursos de master e três de doutorado em diferentes áreas, como Administração, Engenharia, Matemática, Planejamento Regional, Medicina Veterinária e Estudos Midiáticos. A lista completa, tanto dos cursos oferecidos quanto dos pré-requisitos exigidos, pode ser conferida no site brasileiro do DAAD.

Os candidatos devem enviar a documentação para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro até 31 de julho. Há ainda a possibilidade de encaminhar os documentos para o DAAD em Bonn, na Alemanha, até 31 de agosto, ou diretamente para as universidades, obedecendo os seus respectivos prazos.