Página inicial > Notícias > Programa Inglês sem Fronteiras disponibiliza curso de inglês on-line

Programa Inglês sem Fronteiras disponibiliza curso de inglês on-line

Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2013, 14h32 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 13h33

Os estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes poderão se inscrever para curso de inglês on-line do Programa Inglês sem Fronteiras.O curso My English Online – MEO é ofertado pelo Ministério da Educação – MEC e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

O curso é gratuito e é destinado aos alunos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, de instituições de ensino superior brasileiras públicas e privadas.

A iniciativa tem como objetivo contribuir com a formação em língua inglesa de possíveis candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras, além de preparar os estudantes para os exames de língua inglesa solicitados para admissão em instituições acadêmicas no exterior. O curso também está aberto a todos os estudantes, regularmente matriculados, independentemente do seu perfil, para o Ciência sem Fronteiras.

Podem se inscrever no curso estudantes de graduação de instituições de ensino superior públicas; aqueles que obtiveram pelo menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, no caso dos estudantes de graduação das instituições de ensino superior privadas; ou os alunos de pós-graduação em Programas de Pós-Graduação recomendados pela Capes.

O curso é resultado de parceria entre a Capes, o Cengage Learning e o National Geographic Learning. O My English Online é baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, que oferece aos usuários um pacote completo de atividades interativas para o estudo da língua inglesa em qualquer horário e em qualquer lugar. O usuário tem acesso a livros interativos, leituras, exercícios de gramática, dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Além disso, os materiais podem ser impressos para prática posterior, sem necessidade de consulta ao computador.

O My English Online é um curso autoinstrucional, sem mediação de professor ou tutor, que demanda disciplina e compromisso do estudante a partir do momento que se inscreve no curso. A falta de acesso ao sistema por mais de 15 dias implica perda de acesso ao ambiente de forma irreversível.

Assim que o estudante recebe acesso ao sistema – o que tem levado em torno de 15 dias a 1 mês – deve fazer um teste de nivelamento para saber em qual nível será classificado. O teste dura em torno de 1 hora e não pode ser salvo para ser finalizado posteriormente. Sem o teste, o curso não será aberto para o estudante.

Acesse o site e confira as regras: http://www.myenglishonline.com.br/site.

Aplicação de testes de proeficiência

Outra iniciativa do Programa Inglês sem Fronteiras é a aplicação de testes de nivelamento ou proficiência Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program (TOEFL – ITP) nas instituições públicas de ensino superior, que está sendo gerenciada pela Secretaria de Educação Superior – Sesu. Neste semestre, as aplicações têm sido feitas pelas universidades federais atendendo a demandas fechadas e específicas de editais abertos do Programa Ciência sem Fronteiras. Dessa forma, todas as aplicações realizadas e previstas para este semestre incluem estudantes que já estão inscritos nos editais do programa, não somente os das universidades federais, mas de todas as instituições de ensino superior.

Também está prevista a aplicação dos testes para todos os alunos com perfil para o Programa Ciência sem Fronteiras, que será divulgada por meio de edital específico. Para mais informações sobre o Programa, acesse isf.mec.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria