Página inicial > Notícias > Programa Futuros Líderes nas Américas recebe inscrições para bolsas de estudo no Canadá

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2013, 17h26 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 11h16

Estão abertas as inscrições para o Programa Futuros Líderes nas Américas – Elap. O Elap contempla bolsas de curta duração, de quatro a seis meses, para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá. O prazo para as inscrições encerra-se em 8 de abril e a candidatura deve ser apresentada pela instituição canadense em nome do estudante.

O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses. Os alunos de graduação e pós-graduação poderão iniciar seus estudos no Canadá entre julho de 2013 e a primeira semana do período letivo de janeiro de 2014.

Podem participar os estudantes que estejam matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil que tenha um acordo de cooperação com uma instituição de ensino superior canadense. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado ou doutorado, caso não haja um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadense e brasileira.

Enquanto estiverem no Canadá, os bolsistas devem permanecer vinculados a seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.200 dólares canadenses por quatro meses e $9.700 dólares canadenses por seis meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros, equipamentos (exceto computadores) e despesas com moradia.

Os temas de estudo ou pesquisa prioritários são aqueles relacionados a disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico. Uma lista dos programas acadêmicos oferecidos pelas instituições canadenses pode ser consultada no site da Associação de Universidades e Colleges do Canadá ou no site da Associação das Escolas e Institutos Técnicos Comunitários do Canadá.

Lançado em abril de 2009, o programa já contemplou cerca de 400 bolsistas brasileiros em diversas áreas, como engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, química, ciência da computação, agronomia, economia e ciências naturais.Saiba mais sobre o Elap e outros programas de bolsas de estudo no Canadá.

Saiba mais sobre o Elap e outros programas de bolsas de estudo no Canadá.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria