Página inicial > Notícias > Professores e alunos do Ifes têm trabalhos publicados em periódicos

Professores e alunos do Ifes têm trabalhos publicados em periódicos

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2013, 18h30 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 15h25

O professor do campus Vila Velha, Ricardo Furtado Rodrigues, teve dois artigos aceitos para publicação em revistas conceituadas e renomadas internacionalmente. O artigo “Redes de Empresas e Cooperação na Formação do Condomínio Tech Town” foi selecionado pela Revista Gestão & Produção, publicada pelo Departamento de Engenharia de Produção – DEP, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

O artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi compreender as relações de cooperação existentes em redes de empresas, através do estudo do caso do Condomínio Tech Town, localizado no município de Hortolândia, região metropolitana de Campinas – SP. Numa abordagem geral, o estudo destaca os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento de um polo produtor de software e serviços globais dentro do contexto de redes.

E o trabalho “Contribuição da Ergonomia no Processo de Inovação das Instituições” será publicado na Revista Ação Ergonômica, periódico científico e tecnológico da Associação Brasileira de Ergonomia. O artigo aborda a importância de compreender aspectos relacionados à ergonomia e sua importância nas instituições, bem como refletir sobre a importância deste tema para uma melhor compreensão sobre as novas estruturas das organizações, em um ambiente de multiplicidade cultural e de diferentes competências no uso de tecnologias e gestão de processos produtivos.

O aluno Marcus de Souza, do curso de pós-graduação lato sensu em Informática na Educação do campus Serra, teve seu artigo publicado no periódico Inter Science Place. Com o tema “O real nativo e imigrante digital nas redes sociais digitais”, o trabalho procura identificar a origem e a representação dos termos “Nativo” e “Imigrante Digital” que se tornaram comuns em pesquisas na área das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s. Os tutores Vasti Gonçalves de Paula Correia e Carlos Henrique Medeiros de Souza também participaram da pesquisa.

A professora Érika Leal e estudantes do curso de Engenharia de Produção do campus Cariacica publicaram artigo no blog Economia Capixaba, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Inovação e Desenvolvimento Capixaba – GPIDECA, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O artigo “O Novo Regime Automotivo e o Espírito Santo” foi escrito pela professora juntamente com os alunos Caio Libalde Medici, Emanuel Modenesi Rangel, Marcos Aurélio Lannes Junior e Rodrigo de Rezende Teixeira.

O artigo disponibilizado no blog é uma versão resumida de um trabalho realizado pelos alunos da disciplina Gestão de Investimentos e Riscos, sob orientação da professor. A versão completa do trabalho está em fase de revisão e será submetida a um periódico da área.