Página inicial > Notícias > Ministro da Educação recebe demanda de polo de inovação no Ifes

Ministro da Educação recebe demanda de polo de inovação no Ifes

Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2013, 14h40 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 13h29

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebeu, na terça-feira (7), delegação do Estado do Espírito Santo, liderada pelo governador Renato Casagrande, em seu gabinete, em Brasília. A delegação apresentou ao ministro a proposta de implantação de um polo de inovação no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.

A criação dos polos de inovação faz parte do Programa Inova Empresa, que prevê a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii e de 40 polos de inovação, uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e da Educação – MEC.

Participaram do encontro o secretário de Educação Profissional e Tecnológica – Setec, Marco Antônio Oliveira; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Aléssio Trindade de Barros; e o Assessor Especial do Ministro, José Luis Gordon.

Fizeram parte da delegação o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes; o pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati; o diretor de Pesquisa do Ifes, Roquemar Baldan; o vice-governador, Givaldo Vieira; o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pela; os deputados federais da bancada capixaba no Congresso, Paulo Foletto, Camilo Cola, Lelo Coimbra e Iriny Lopes; a senadora Ana Rita; o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo – Findes, Marcos Guerra; e o presidente do Movimento Empresarial, Alexandre Nunes Theodoro.

Na reunião, a proposta de implantação foi apresentada pelo pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati. O ministro gostou da proposta e se comprometeu em analisar com seus assessores a possibilidade de encomendar ao Ifes um dos polos de inovação a serem criado em rede associada à Embrapii.

O governador Renato Casagrande entregou ao ministro um conjunto de documentos do Governo do Espírito Santo, do Ifes e da Findes, em que a proposta do polo é detalhada e em que se deixa claro o posicionamento da indústria capixaba em apoio ao empreendimento. O governador foi taxativo: "queremos a encomenda do polo de inovação para o Ifes".

O presidente da Findes, Marcos Guerra, defendeu a importância do polo no Instituto. "Os pequenos e médios empresários representados pela Findes necessitam de instituições de apoio no Espírito Santo para fortalecer a capacidade de inovar e de incrementar o conteúdo local na cadeia de fornecimento das grandes indústrias", destacou.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, destacou a articulação conquistada em torno da proposta, com representantes de todo o governo, bancada federal e o setor empresarial. De acordo com o reitor, o ministro ficou impressionado e ressaltou que a ideia vem em um momento apropriado e está muito bem articulada, pois traz já o setor empresarial junto. “É um trabalho de muito sucesso, não só pela proposta apresentada, mas pela articulação”, elogiou o reitor.

A proposta foi formulada por um grupo de trabalho coordenado pelo pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati, e composto pelo diretor de Pesquisa do Ifes, Roquemar Baldam; pelo gerente de Inovação da Sectti, Lucio Fernando Spelta; pelo coordenador de Conteúdo Local e de Relacionamento com o Mercado Fornecedor da Petrobras da Unidade de Operações e Exploração e Produção do Espírito Santo, José Eduardo Cruz Del’Esposti; pelo gerente de Recursos Humanos da Arcelor Mittal Tubarão, José Augusto Servino; e pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo – Sindifer/ES, Luiz Alberto de Souza Carvalho, que também é diretor de Inovação da Findes e presidente do Conselho Superior de Política Industrial e de Inovação Tecnológica da Findes – Conptec.

Mobilização
Em continuidade à mobilização, o pró-reitor de Extensão do Ifes foi convidado a ministrar palestra e participar de encontros empresariais na terça (14) e quarta-feira (15), no Workshop Innovation Norway – Finep, no Rio de Janeiro. O evento é financiado pelo Consulado da Noruega para o Comércio, visando ao estabelecimento de parcerias tecnológicas e comerciais entre empresas brasileiras e norueguesas.

O pró-reitor vai palestrar sobre o "Norway-Brazil Business and Innovation Centre - Norbbic and the Subsea Index", um projeto de cooperação internacional em andamento e que já disponibiliza uma ferramenta de relacionamentos virtuais entre empresas e instituições de apoio dos dois países. Trata-se do Catálogo Eletrônico de Tecnologias Submarinas, Subsea Index. Pissinati coordena o Catálogo pela parte brasileira, em projeto baseado na Secretaria de Estado do Desenvolvimento – Sedes.

reuniao polo inovacao MEC 1 SITE