Página inicial > Notícias > Ifes terá Centro de Treinamento de Cães-guia

Ifes terá Centro de Treinamento de Cães-guia

Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2012, 12h00 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 10h22

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, juntamente com outros seis institutos federais, vai ter um Centro de Treinamento de Cães-guia. O Centro será construído no campus de Alegre.

O projeto Centro de Treinamento Cães-guia teve início no campus Camboriú, do Instituto Federal Catarinense – IFC, onde está sendo construído o primeiro centro, por meio do programa Viver Sem Limite do Governo Federal. Este será o primeiro centro de treinamento da América do Sul a ser mantido por um governo federal.

Além do Ifes e do IFC, serão instalados centros em campi do Instituto Federal de Sergipe; do Instituto Federal do Amazonas; do Instituto Federal do Ceará; do Instituto Federal Goiano; e do Instituto Federal Sul de Minas.

Será realizado um curso de capacitação no campus Camboriú, com servidores da Rede Federal, para que possam retornar e implantar nas regiões. Cada Instituto irá indicar um representante que participará do curso de Especialização lato sensu de Treinador e Instrutor de Cães-guia, que terá início no dia 19 de novembro. O treinamento terá a duração de dois anos, tempo que também demorará para que seja construído o centro de cão-guia em cada região.

Para a construção e implantação do Centro de Treinamento de Cães-guia no campus de Alegre serão investidos R$ 3 milhões, incluindo infraestrutura e equipamento básico. A previsão é que o centro comece a funcionar após a conclusão do curso de capacitação com servidores da Rede Federal.