Página inicial > Notícias > Ifes recebe 48 novos servidores

Ifes recebe 48 novos servidores

Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2012, 17h26 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 11h49

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes realizou, nesta segunda-feira (30), a cerimônia de posse de 48 novos servidores, aprovados nos concursos realizados em 2011 para professores e técnicos-administrativos. A cerimônia de posse contou com a presença do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, de pró-reitores, diretores-gerais dos campi e diretores sistêmicos.

O reitor abriu a cerimônia falando para os novos servidores sobre a história da instituição. “O Ifes é resultado da integração de quatro autarquias”, afirmou. Ele falou ainda sobre a lei de criação dos Institutos Federais (Lei nº 11.892/2008), ressaltando as finalidades e as características dessas instituições descritas na lei.

Denio também destacou a capilaridade do Instituto, uma vez que, “com a nova divisão das microrregiões capixabas, o Ifes já está presente em todas as microrregiões, mas ainda há vazios a serem preenchidos”. “É nosso papel entender o que acontece em cada microrregião e no que podemos ser úteis”, disse.

Em sua fala, o reitor enfatizou o tripé ensino, pesquisa e extensão, presente no Ifes e característico de instituições de ensino superior. Ele lembrou que o Ifes oferece também uma formação cidadã: “nossa tarefa não é apenas formar, por exemplo, um bom mecânico, mas um excelente cidadão”.

Prova disso é a diversidade do público atendido pelo Instituto, apresentada pelo reitor durante a cerimônia de posse. O Ifes atende a aproximadamente 18 mil estudantes, desde jovens em idade regular de ingresso no Ensino Médio ou Ensino Superior a trabalhadores de várias idades que desejam ampliar sua capacitação profissional.

Denio expôs ainda a estrutura de gestão do Ifes e, em seguido, convidou os diretores-gerais e os pró-reitores a se apresentarem aos novos servidores. Após a apresentação dos dirigentes, foi lido o termo de posse.

Depois da assinatura dos termos, os novos servidores receberam orientações da diretora de Gestão de Pessoas do Ifes, Norma Suely Machado dos Santos, sobre auxílios, progressões e outras informações relevantes. A diretora destacou que “estamos aqui para servir o público, tanto interno quanto externo”.

No mês de fevereiro já estão agendadas outras quatro cerimônias de posse, nos dias 2, 7, 14 e 16.