Página inicial > Notícias > Ifes poderá abrigar Centro de Modernização do Gás Canalizado

Ifes poderá abrigar Centro de Modernização do Gás Canalizado

Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2012, 14h38 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h53

reuniao energia gov SITE

Na quinta-feira (13), em reunião no Palácio Anchieta, a Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito do Espírito Santo – Aspe apresentou ao governador Renato Casagrande, sua equipe de secretários e representantes do setor empresarial e de outras entidades da sociedade civil, o Plano de Verão da EDP Escelsa em caso de tempestades, o Programa Gás Presente da BR Distribuidora e o relatório do Comitê Estadual Estratégico de Energia – Ceenergia, com as proposições dos grupos de trabalho formados para avaliar questões relacionadas a tarifas e ao planejamento energético do estado.

Na ocasião, o diretor-geral da Aspe, Luiz Fernado Schettino, assinou a Instrução de Serviço que constitui o Grupo de Trabalho Permanente para Ações de Prevenção de Risco, Redução de Perdas, Aumento da Segurança e Melhoria da Eficiência do Atendimento a Interrupções no Setor Elétrico no Espírito Santo. Ele informou também sobre a intenção conjunta da Aspe e da BR Distribuidora em demandar uma área de 20 mil metros quadrados no campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, com a finalidade de implantar nesse terreno o Centro de Modernização do Gás Canalizado do Espírito Santo.

O Ifes foi representado na reunião pelo pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati Sant'Anna, e pelo gerente de Gestão Educacional do campus Serra, José Geraldo Orlandi. Consultados pelo governador sobre a possibilidade de atender à demanda da Aspe e da BR Distribuidora, os representantes do Ifes acenaram positivamente, devendo levar o assunto em consulta ao Conselho de Gestão do campus na semana de 17 a 21 de dezembro. O Ifes é signatário do Protocolo de Intenções referente à implantação do Centro de Modernização do Gás Canalizado do Espírito Santo.

O Centro receberá investimentos iniciais de R$20 milhões, arrecadados por conta da concessão de distribuição de gás natural canalizado da BR Distribuidora, vigente até 2043. Os recursos já estão disponíveis na Aspe, com aplicação dependente da definição de localização e da elaboração dos projetos de investimentos em infraestruturas e em custeio dos primeiros anos de funcionamento.

O Centro de Modernização vai atuar nas áreas de capacitação tecnológica de trabalhadores e empreendedores, de prestação de serviços técnicos e tecnológicos e de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aplicadas na distribuição e uso do gás natural canalizado.

Segundo Tadeu Pissinati, membro do grupo de trabalho responsável pelo projeto do Centro, "EDP Escelsa, Petrobras, BR Distribuidora e Cesan nos manifestaram interesse no desenvolvimento de tecnologias de smart grids, eficiência energética e telemetria aplicada na medição de energia elétrica, gás e água. Estas áreas tecnológicas convergem com as nossas vocações, pois, no campus Serra, apoiamos empresas como a Zaruc, a InTechno e a WS Tecnologia, incubadas que desenvolvem tecnologias de medição e de uso eficiente de energia. Pesquisadores do campus também estão desenvolvendo um protótipo de aquecedor termossolar, em parceria com a Samarco, a ser empregado junto aos minerodutos da empresa. Esse conjunto de iniciativas e os habitats de empreendedorismo e inovação da Incubadora do Ifes nos credenciaram a sediar o Centro de Modernização do Gás Canalizado do Espírito Santo. Esse empreendimento será a primeira unidade de um instituto capixaba de energia. Com o tempo, além da BR Distribuidora, a intenção é atrair parcerias com outras empresas e diversificar atividades sobre outras fontes energéticas, tais como solar, eólica, biomassa etc".

Fonte: Assessoria de comunicação Social - Reitoria