Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes participa de workshop sobre oportunidades no mercado de sondas de perfuração
Início do conteúdo da página

Ifes participa de workshop sobre oportunidades no mercado de sondas de perfuração

Publicado: Segunda, 04 de Março de 2013, 13h41 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 11h34

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participou do 1º Workshop Tecnológico Platec Sondas de Perfuração Marítima, realizado nesta quarta-feira (27), em Vitória. Participaram do evento o pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati; o coordenador geral da Agência de Inovação do Ifes – Agifes, Christian Mariani Lucas dos Santos; e professores dos campi Aracruz, São Mateus e Vitória.

O tema do evento foi “Geração de Energia, Acessórios de Casco/Convés, Superestrutura e Acomodações”. O workshop reuniu empresas do mercado de sondas de perfuração marítima, empresas que querem ser fornecedoras, técnicos e especialistas. O evento foi realizado no auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo – Sindifer.

A programação contou com apresentações sobre os cenários e as características da construção e operação das sondas de perfuração marítima, os principais equipamentos, as demandas tecnológicas existentes e os desafios para a nacionalização de equipamentos e serviços. Na segunda parte do evento, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para conhecer os quase cem itens demandados pelo mercado, desde sistemas a componentes das sondas de perfuração.

Para o pró-reitor de Extensão do Ifes, o evento possibilita que o Instituto monitore as oportunidades e tente estabelecer parcerias com as empresas fornecedoras. “O workshop traz a possibilidade de estabelecer parcerias com várias empresas para finalidades que vão desde oferecer opções de capacitação profissional até parcerias tecnológicas para produtos, processos, equipamentos e sistemas que serão produzidos por empresas nacionais”, afirmou.

De acordo com o coordenador da Agifes, o Ifes pode fornecer corpo técnico para auxiliar o serviço técnico e tecnológico para certificação de produtos para fornecimento às empresas demandantes.

O workshop foi promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo – Onip, com o apoio do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP, da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep e da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – Findes.

Platec

O Programa Plataformas Tecnológicas para a Indústria de Petróleo e Gás – Platec foi estruturado para promover o atendimento às demandas por inovação tecnológica da indústria de petróleo, gás e naval. A iniciativa, que conta com recursos da Finep, busca identificar fornecedores nacionais com potencial para a nacionalização de bens e serviços atualmente importados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página