Página inicial > Notícias > Ifes participa da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Ifes participa da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2012, 13h24 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 15h28

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participará da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, com estandes representando oito campi do Instituto. O evento acontece de segunda (15) a sexta-feira (19), na Praça do Papa, em Vitória.

Além da participação dos campi de Alegre, Itapina, Ibatiba, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória, também haverá um estande representando a Incubadora do Ifes e a Agência de Inovação do Ifes – Agifes. Os estandes apresentarão as atividades desenvolvidas no Instituto.

O campus Ibatiba, por exemplo, apresentará o Museu do Tropeiro de Ibatiba em projeção de imagens em 3D. O projeto AVA 3D consiste no desenvolvimento de novas habilidades por meio de ambientes lúdicos-educativos e virtuais tridimensionais.

A 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia tem os objetivos de popularizar a ciência e de fomentar o desenvolvimento da tecnologia e inovação, além de ressaltar a importância do setor para o desenvolvimento do Estado, do país e, principalmente, para vida de cada cidadão.

Servidores participam de simpósio sobre empreendedorismo científico rural
Servidores do Ifes também participarão como debatedores ou palestrantes no 1º Simpósio de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo Científico Rural, realizado dentro da programação da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O simpósio está inserido na 2ª Feira Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável Rural – Inventa Brasil 2012.

Na quarta-feira (17), a partir das 9h30min, será discutido o tema “Empreendedorismo em CT&I”. O coordenador da Agência de Inovação do Ifes – Agifes, Christian Mariani, será um dos debatedores. E, a partir das 14 horas, será realizada a seção “Fomento ao Empreendedorismo em CT&I” e um dos debatedores será o diretor de Extensão Tecnológica da Pró-Reitoria de Extensão do Ifes, Francisco Rapchan.

Na quinta-feira (18), será discutido o tema “Desafios Atuais na Integração: Desenvolvimento de CT&I e Extensionismo Rural”, a partir das 14 horas, e o professor João Pavesi será um dos debatedores do tema. Às 9h30min da sexta-feira (19), será realizada a seção “Redes Cooperativas de CT&I para o Desenvolvimento Rural”,com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Thalmo Coelho. Cada dia haverá duas seções com três palestrantes discutindo o tema e com quatro debatedores.

E a partir das 14 horas da sexta-feira (19), será realizada a seção “Iniciação Científica e Extensão Universitária em Prol do Desenvolvimento Rural” e o pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati, irá ministrar a palestra “CT&I e Desenvolvimento Rural: Protagonismo Científico e Tecnológico na Extensão Universitária”.