Página inicial > Notícias > Ifes oferta mais de três mil vagas em cursos técnicos

Ifes oferta mais de três mil vagas em cursos técnicos

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2011, 11h49 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 13h20

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes divulga edital para o Processo Seletivo para cursos técnicos. Ao todo, são ofertadas 3.275 vagas para 16 campi do Ifes. O processo seletivo é para o 1º semestre de 2012. As inscrições começam na segunda-feira (3) e vão até 31 de outubro.Para cursos Técnicos Integrados e cursos Técnicos, são 2.960 vagas oferecidas nos campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

Também serão ofertadas 45 vagas remanescentes para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. As vagas são para os campi Colatina e Vitória.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.ifes.edu.br ou via ficha de inscrição nos campi do Ifes. A taxa de inscrição é de R$51. A data prevista para aplicação das provas é 4 de dezembro, das 14 às 18 horas.

Pré-Requisitos
Cursos Técnicos Integrados com o Ensino Médio: o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental.
Cursos Técnicos Concomitantes: o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou pode estar cursando o Ensino Médio - essa concomitância pode acontecer em uma determinada série, dependendo do Campus e do curso oferecido, de acordo com o Edital.
Cursos Técnicos Subsequentes: o candidato deve ter concluído o Ensino Médio.

Isenção
A isenção da taxa de inscrição poderá ser requerida no ato da inscrição, no período de 3 a 21 de outubro. Tem direito à solicitação de isenção:
- o candidato que cursou os últimos dois anos do Ensino Fundamental em escola pública ou como aluno bolsista em escola particular, no caso de candidatos a cursos Técnicos Integrados;
- o candidato que cursou dois anos do Ensino Médio em escola pública ou como aluno bolsista em escola particular, no caso de candidatos a cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes;
- o candidato que estudou o equivalente a pelo menos dois anos através de exames supletivos ou curso equivalente em escola pública, desde que comprove a aprovação final até a data de matrícula.

Proeja
O Ifes também oferece vagas para os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, por meio de outro edital.

São 270 vagas ofertadas para campi de Alegre, Colatina, Itapina, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante e Vitória, sendo destinadas 50% das vagas de cada campus para alunos oriundos do Ensino Fundamental na modalidade EJA da rede pública de ensino.

O período de inscrição também será de 3 a 31 de outubro, e não será cobrada taxa de inscrição para o preenchimento dessas vagas. As inscrições deverão ser realizadas no campus de interesse do candidato. Não haverá inscrição pela internet.

Para os campi de de Alegre, Colatina, Itapina, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante o processo seletivo será realizado em duas etapas classificatórias: participação na palestra informativa e análise socioeducacional. Para os cursos do campus Vitória, também haverá prova com questões objetivas, de caráter eliminatório.

Confira aqui o edital para cursos Técnicos, Técnicos Integrados e vagas remanescentes do Proeja.
Confira aqui o edital para os cursos do Proeja.