Página inicial > Notícias > Ifes lança três novos cursos de graduação para o 2º semestre letivo de 2012

Ifes lança três novos cursos de graduação para o 2º semestre letivo de 2012

Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2012, 13h24 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 14h40

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes lança três novos cursos superiores a partir do 2º semestre letivo de 2012: Engenharia Mecânica, no campus Cachoeiro de Itapemirim; Arquitetura e Urbanismo, no campus Colatina; e Engenharia de Pesca, no campus Piúma. Também são ofertadas vagas para os cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental (Colatina); Engenharia de Minas (Cachoeiro de Itapemirim); Agronomia (Itapina); Sistemas de Informação e Engenharia de Controle e Automação (Serra).

Ao todo, serão oferecidas 274 vagas, que serão preenchidas exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU, com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente ao ano de 2011. As inscrições vão de 18 a 22 de junho de 2012 no site: sisu.mec.gov.br. Para alguns cursos, serão adotados pesos diferentes para as áreas avaliadas pelo Enem, de acordo com o curso escolhido. Confira o edital.

As vagas serão assim distribuídas: 50% serão preenchidas por estudantes oriundos da rede pública e 50% por estudantes oriundos de todas as redes de ensino (públicas e privadas). Somente poderão se inscrever no processos seletivo do Sisu os candidatos que tenham participado do Enem 2011.

Para concorrer às vagas destinadas exclusivamente aos estudantes oriundos da rede pública, o candidato deverá enquadrar-se na ação afirmativa: ter estudado durante pelo menos cinco anos em escola pública, sendo no mínimo três anos do ensino médio e no mínimo dois anos do ensino fundamental.

O Sisu é realizado em duas chamadas. O resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 25 de junho. Os candidatos selecionados devem efetuar matrícula nos dias 29 de junho a 2 de julho, no campus para o qual se inscreveram. Os candidatos selecionados pela 2ª chamada serão divulgados no dia 6 de julho e as matrículas devem ser realizadas nos dias 10 e 11 de julho.

De 6 a 12 de julho, o candidato poderá manifestar interesse na lista de espera. Podem manifestar interesse os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula. Porém, a participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. Os candidatos da Lista de Espera serão convocados a partir do dia 17 de julho.

Confira os cursos oferecidos:

Bacharelado

Campus Cachoeiro de Itapemirim:
Engenharia Mecânica
Engenharia de Minas