Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes irá ofertar mais de 800 vagas em cursos de graduação para ingresso por meio do Sisu
Início do conteúdo da página

Ifes irá ofertar mais de 800 vagas em cursos de graduação para ingresso por meio do Sisu

Publicado: Segunda, 02 de Janeiro de 2012, 11h50 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 11h51

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes vai ofertar 850 vagas para 18 cursos de graduação presenciais dos campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Itapina, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

As vagas são para cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, com início das aulas no 1º semestre de 2012. Confira o edital.As vagas do processo seletivo serão preenchidas exclusivamente por meio do Sisu, com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente ao ano de 2011. As inscrições vão de 7 a 12 de janeiro de 2012 no site: sisu.mec.gov.br.

A seleção para 2012/1 terá uma novidade: para alguns cursos, serão adotados pesos diferentes para as áreas avaliadas pelo Enem, de acordo com o curso escolhido.As vagas serão assim distribuídas: 50% serão preenchidas por estudantes oriundos da rede pública e 50% por estudantes oriundos de todas as redes de ensino (públicas e privadas). Somente poderão se inscrever nos processos seletivos do Sisu os candidatos que tenham participado do Enem 2011.

Para concorrer às vagas destinadas exclusivamente aos estudantes oriundos da rede pública, o candidato deverá enquadrar-se na ação afirmativa de ter estudado durante pelo menos 5 anos em escola pública, sendo no mínimo 3 anos do ensino médio e no mínimo 2 anos do ensino fundamental.

Novamente, serão realizadas apenas duas chamadas, permitindo que a Lista de Espera seja utilizada mais cedo pelas Instituições. Podem entrar na lista os candidatos não selecionados em nenhuma das opções nas chamadas regulares.

O resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os candidatos selecionados devem efetuar matrícula nos dias 19 e 20 de janeiro, no campus para o qual se inscreveram. Os candidatos selecionados pela 2ª chamada serão divulgados no dia 26 de janeiro e as matrículas devem ser realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro.

O candidato poderá manifestar interesse na lista de espera de 26 de janeiro a 1º de fevereiro; no entanto, só poderá se inscrever para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga. Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga em qualquer das chamadas do processo seletivo. A Lista de Espera será divulgada no dia 4 de fevereiro.

Confira os cursos oferecidos:

Bacharelado
Campus Cariacica:
Engenharia de Produção

Campus Colatina:
Sistemas de Informação


Campus Santa Teresa:
Agronomia


Campus São Mateus:
Engenharia Mecânica


Campus Serra:
Sistemas de Informação
Engenharia de Controle e Automação


Campus Vitória:
Engenharia Sanitária e Ambiental
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Elétrica


Licenciatura

Campus de Alegre:
Licenciatura em Ciências Biológicas


Campus Aracruz:
Licenciatura em Química


Campus Cachoeiro de Itapemirim:
Licenciatura em Matemática

 

Campus Cariacica:
Licenciatura em Física


Campus Itapina:
Licenciatura em Ciências Agrícolas


Campus Santa Teresa:
Licenciatura em Ciências Biológicas


Campus Vila Velha:
Licenciatura em Química


Campus Vitória:
Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Letras-Português


Tecnólogos
Campus de Alegre:
Tecnólogo em Cafeicultura
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas


Campus Colatina:
Tecnólogo em Saneamento Ambiental
Tecnólogo em Redes de Computadores


Campus Santa Teresa:
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página