Página inicial > Notícias > “Ifes é projeto de vida de muitos estudantes no Espírito Santo”, afirma Ministro da Educação

Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 09h52 | Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 10h33

Rossieli ouviu relatos de estudantes em evento do programa Escola Viva, do Governo do Estado.O ministro inaugurou obras no Campus Vila Velha na última terça (18).

O Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que participou da cerimônia de inauguração das obras de expansão dos campi Vila Velha e Serra, na última terça-feira (18), defendeu o Ensino Médio profissionalizante e relatou que muitos jovens capixabas enxergam o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) como seu projeto de vida. “Perguntei aos alunos da Escola Viva e o que eles querem para vida deles é estudar nesta instituição”, afirmou.

O ministro ainda defendeu a verticalização do ensino e disse que o Brasil deveria seguir o exemplo de países como a Alemanha e a Áustria. “Em países como a Alemanha, cerca de 50% dos estudantes fazem cursos técnicos. A educação técnica não é menos, é muito mais e não é o fim da linha, pois instituições como o Ifes verticalizam a educação, oferecendo também cursos superiores”, defendeu Rossieli.

Além do Ministro da Educação, também fizeram parte da mesa honra do evento, o reitor do Ifes, Jadir Jose Pela; os diretores-gerais dos campi Vila Velha e Serra, Diemerson Saquetto e José Geraldo das Neves Orlandi; o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; o secretário de Educação do Espírito Santo, Haroldo Rocha; o deputado federal, Evair de Melo; o prefeito de Vila Velha, Max Filho; e o coordenador de Infraestrutura da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Daniel Godoy.

O reitor do Ifes, Jadir Jose Pela, utilizou seu momento de fala para explicar as razões dos excelentes resultados alcançados pela instituição. “Nós temos bons estudantes, temos boa estrutura, temos servidores bem formados, mas temos algo a mais, que é a cultura da qualidade, a cultura da prestação de um bom serviço, que herdamos da antiga Escola Técnica, do Cefetes e das agrotécnicas de Alegre, Colatina e Santa Teresa. Essa é uma base importante e esse o clima que a nossa instituição produz”, destacou o reitor.

Durante o evento houve também a assinatura simbólica do repasse de R$ 1,5 milhão para compra de mobiliário e equipamentos do Bloco B do Campus Vila Velha. O diretor do campus, Diemerson Saqueto, contou que o dinheiro já havia chegado e já teria sido empenhado para que os novos estudantes comecem a estudar no prédio, a partir de fevereiro de 2019. “Com a inauguração dessa obra e com esse repasse, passaremos a atender mais 640 estudantes nos próximos quatro anos”, afirmou o diretor.

O diretor do Campus Serra, José Geraldo das Neves Orlandi, apresentou um vídeo que mostra a evolução da obra do bloco 9 até a sua finalização, há cerca de 1,5 ano. “Essa obra é muito importante para o crescimento do campus Serra, e estou orgulhoso de entregá-la, mas gostaria de fazer um agradecimento ao professor Ademar Stange, que está aqui e foi o diretor que a iniciou há alguns anos”, relembrou.

A cerimônia também contou a apresentação de estudantes do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Biotecnologia do Campus Vila Velha, que cantaram músicas na abertura e no momento de descerramento das placas. A inauguração dos novos blocos permitirá a continuidade da oferta qualificada de educação profissional e elevará o potencial de desenvolvimento de projetos de ciência, tecnologia e inovação do Ifes, em benefício das comunidades locais dos campi.

Saiba mais sobre as obras inauguradas
O Campus Vila Velha inaugurou o Bloco Acadêmico B, que tem espaço para salas de aula, laboratórios, como o de Química Industrial, cantina e refeitório. O bloco também conta com um novo miniauditório, com capacidade para 150 pessoas; e a nova Biblioteca do campus. Além disso, a Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar também realizará suas atividades no novo espaço. Também fazem parte da obra inaugurada um bloco de serviços e a urbanização parcial do terreno. O prédio possui dois pavimentos que somam mais de 3 mil m² e no projeto foram investidos cerca de R$10 milhões, ao longo dos últimos quatro anos.

Já o Campus Serra inaugurou seu Bloco 9, com cerca de 2500 m² de área e capacidade para 800 novos estudantes. O prédio, que também possui dois pavimentos, tem espaço para mais salas de aulas, laboratórios, salas para professores, além de espaços para alguns setores administrativos, como enfermaria, serviço social e psicologia. O investimento no prédio foi de pouco mais de R$ 4 milhões e obra foi realizada nos últimos quatro anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social