Página inicial > Notícias > Ifes é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa

Ifes é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2012, 13h11 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 12h18

As atividades em comemoração ao aniversário do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tiveram continuidade nesta terça-feira (25), com a realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Na ocasião, foram homenageados servidores ativos e inativos que cumpriram papéis importantes na história da instituição.

A sessão foi presidida pelo deputado estadual Roberto Carlos, que é ex-aluno da instituição. A mesa foi composta pelo reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; pelo deputado estadual Hércules da Silveira; pelo secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa; pelo diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes, Anilton Salles Garcia; o prefeito de Aracruz, Ademar Devens; o superintedente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, Altemar Lopes de Souza; o capitão de corveta da Capitania dos Portos do Espírito Santo, Marcos de Souza; e o diretor-geral do campus Venda Nova do Imigrante, Aloísio Carnielli, representando todos os homenageados da noite.

Estavam presentes o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir José Pela; os diretores-gerais de diversos campi, os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Mariangela Pereira, e de Extensão, Tadeu Pissinati; servidores ativos e inativos e alunos do Ifes.

O deputado Roberto Carlos abriu a sessão contando sua experiência como aluno da Escola Técnica, como sua participação na reabertura do Grêmio Rui Barbosa, e a importância da instituição em sua vida pessoal e profissional. “Os quatro anos de Escola Técnica foram fundamentais para eu chegar aqui, com as mão limpas e a cabeça erguida”, afirmou o deputado. Em seguida, o deputado estadual Hércules da Silveira discursou sobre a importância do trabalho feito pela instituição.

O cantor e compositor Luiz Carlos Bona, ex-aluno e servidor aposentado da instituição, tocou a Marcha Eteviana e uma composição sua, a música “Lero Lero”. Bona foi aluno do curso técnico em Edificações e foi professor da instituição de 1973 a 2011.

Após a apresentação musical, o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, agradeceu aos servidores ativos e inativos homenageados na solenidade pelo trabalho realizado para o desenvolvimento da instituição e contou da dificuldade em definir os homenageados, pois “a nossa instituição é pródiga de pessoas que contribuem de forma significativa na sua construção e na construção das pessoas que por lá passam”.

Ele relembrou a formação do Instituto, a partir da união entre as unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefetes e das Escolas Agrotécnicas de Alegre, Colatina e Santa Teresa. “No Espírito Santo, foi construída uma unidade que nem todos os estados conseguiram, que foi reunir em uma única instituição todas as instituições da educação federal do nosso estado”, contou.

O reitor também falou sobre a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, levando educação profissional de qualidade para jovens de todo o país. E destacou a expansão do Ifes, ressaltando a capilaridade no estado.

O secretário de Estado de Educação, Klinger Barbosa, parabenizou o Ifes pela seu histórico em educação pública de qualidade no Espírito Santo e pela formação integral e cidadã que oferece aos seus alunos. Ele destacou ainda as importantes parcerias que a Sedu mantém com o Instituto, como a formação de professores para o ensino de Ciências e a oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Em seguida, tiveram início as homenagens. Norma Suely Machado dos Santos, Luiz Carlos Bona, Ademar Manoel Stange, Aloísio Carnielli e Rogério Vassalo Botechia receberam a comenda Loren Reno. A comenda é conferida a todos aqueles que se destacam em atividades educacionais, parlamentares, industriais, empresariais e artísticas.

O Instituto recebeu uma placa de homenagem, que foi entregue ao reitor pelo deputado Hércules da Silveira. Também receberam placas: Afonso Claudio Benezath Cabral, Maria da Penha Xavier, Cristina de Alcântara Sabadini e Eraldo José dos Santos.

E foram homenageados com certificados: Carlos Alberto dos Santos; Vander Luiz Falquetto, Tadeu Rosa, Filogônio Barbosa de Aguilar, Ana Inês Lins Ribeiro da Costa, Jorge Luiz Trindade, José Maurício Rodrigues, Mauro da Silva, Odilon Souza Barbosa Filho, Darlinz Alves Filho, Maria das Graças Zamborlini, Edna Ambrósio Soares, Lívia Rohr Cardoso e Ademar Devens.

Após a entrega das homenagens, o diretor-geral do campus Venda Nova do Imigrante, Aloisio Carnielli, discursou em nome de todos os homenageados. Ele destacou que os servidores homenageados têm a responsabilidade de receber uma grande quantidade de novos servidores na instituição. “Esse grupo de pessoas que tem se dedicado tanto a essa instituição têm um trabalho importantíssimo a fazer: ser um espelho para esses novos servidores “, ressaltou.

solenidade