Página inicial > Notícias > Ifes divulga orientações sobre a certificação de conclusão do Ensino Médio com base no Enem 2012

Publicado: Terça, 15 de Janeiro de 2013, 10h31 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h32

O Instituto do Federal do Espírito Santo – Ifes divulga orientações aos solicitantes da certificação em nível de conclusão do Ensino Médio com base no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2012. A necessidade de certificação do Ensino Médio e o campus selecionado para certificação devem ter sido informados no ato da inscrição do Enem.

Os participantes da prova do Enem 2012 que desejam solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio devem estar atentos aos seguintes requisitos: ter o Ensino Fundamental completo; ter dezoito anos completos até a data da realização da primeira prova do Enem 2012; ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem 2012; ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação do Enem 2012; não ter a conclusão do Ensino Médio até a data de 31 de dezembro de 2012; ter preenchido a solicitação de certificação no ato da inscrição do Enem 2012, indicando um dos campi do Ifes.

O Ifes irá divulgar edital com todas as informações relacionadas à certificação após a liberação da listagem de candidatos que solicitaram a certificação no ato da inscrição do Enem 2012. A listagem deve ser divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep nos próximos dias.

A partir da liberação do edital, o candidato deverá comparecer ao campus para o qual solicitou a certificação e apresentar os documentos requeridos, em cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos documentos originais: - Requerimento de solicitação (conforme será divulgado no Edital de Certificação); - Cópia do documento de identidade utilizado para inscrição no Enem; - Cópia do CPF; - Cópia da certidão de nascimento ou casamento; - Cópia do Boletim Individual com as notas do Enem 2012; - Cópia do Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental.

Os campi Guarapari, Ibatiba, Piúma, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha não realizarão a certificação, conforme Resolução nº 38/2012, do Conselho Superior do Ifes. Os candidatos que solicitaram a certificação por estes campi terão suas solicitações redirecionadas a outros campi mais próximos e que sejam certificadores. O Inep também enviará comunicado a estes candidatos informando o novo local de certificação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Reitoria